Setecidades Titulo Em São Bernardo
Moradores temem infestação de ratos em conjunto habitacional

Segundo população, ratazanas aparecem por conta dos lixos acumulados e mato alto do local

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
10/02/2020 | 13:47
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/ DGABC


Os moradores do Conjunto Habitacional Três Marias, na Rua Beta Dragone, altura do número 34, no bairro Cooperativa, em São Bernardo, reclamam que o local vive uma infestação de ratos há pelo menos quatro meses. Segundo informações da população, a proliferação das ratazanas se deu por conta do acúmulo de lixo na área, além de mato alto em toda região.

As mães temem pelos filhos, que vivem brincando pelo condomínio, e pelos que estudam no CEU (Centro de Educação Unificada) Celso Augusto Daniel, que fica próximo do local e possui grande fluxo de pessoas e crianças. 

A desempregada Emily Cristina Costa Souza, 19 anos, moradora do conjunto há nove anos, comenta que os animais aparecem mais pela noite e para os quatro blocos de apartamentos, existem apenas uma caçamba para os moradores jogarem o lixo. "É muita gente para pouco espaço de lixo, com isso, acumula (os lixos) cai no chão e os ratos aparecem. Eles (os ratos) também formam ninhos dentro desses matos altos", comenta. 

Cristina ainda lembra que no final do ano passado, a Prefeitura realizou capinagem apenas em frente ao CEU da região e não realizaram nos demais lugares que precisaram do serviço. "Já faz uns oito meses que não limpam todo esse espaço. Já a coleta seletiva, recolhem o lixo da caçamba um dia sim, outro não, mas não vence, é muito lixo", lamenta. 

A mãe de Emily, a também desempregada Neide Aparecida Chagas, de 45 anos, conta que acredita de que pelo menos cinco ninhos de ratos foram formados no local. "Eles acabam fazendo buracos nas rachaduras do prédio e entram. De noite, andam pelo corredor de pedestres, escutamos o barulho", ressalta. "Ainda não entraram nos apartametos, mas isso é questão de tempo", avalia. 

Neidei também observa que os moradores não tomaram providências, como o uso de venenos, pois em toda região, existem cachorros de rua. "Não vamos usar venenos por conta deles. Estamos esperando a Prefeitura fazer algo por nós", conta. 

A doméstica, e moradora do local há 10 anos, Ana Cristina Claudino, 48 anos, também alerta sobre os perigos de toda região quando chove forte. "As poças de água que se formam, acabam servindo de utilização dos ratos pela noite. No dia seguinte, as crianças precisam passar perto do local para ir ao Centro (no CEU) e podem pegar alguma doença", destaca. 

O Conjunto Habitacional Três Marias possui 1.236 famílias residentes divididas em 52 edifícios. Todo conjunto foi entregue a população em 2011. 

Em nota, a Prefeitura de São Bernardo, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), informa que "enviará agentes para avaliação das condições descritas e tomará as devidas providências". 

Questionada sobre os serviços de limpeza na região, ressaltaram que são realizados regularmente e as ações de zeladoria acontecem a cada 45 dias, sendo que o último corte de mato ocorreu no dia 29 de janeiro e o próximo está marcada para o dia 14 de março. "O conjunto habitacional também é contemplado pelos serviços de coleta seletiva na modalidade porta a porta, ou seja, o caminhão transita pelas ruas do condomínio, fazendo a coleta do material reciclável na porta dos edifícios", finalizam em nota. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;