Política Titulo Mauá
PTB abre caminho para apoiar vice de Donisete de outra sigla

Diretório do partido recua e leva situação a Campos; Paulo Bio ganha força

Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
20/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A novela que envolve a escolha de quem ocupará o posto de vice na chapa do prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), está prestes de terminar. O PTB local decidiu recuar e, nos bastidores, já admite a possibilidade de apoiar nome de outra legenda para ocupar a vaga, então designada ao vereador Alberto Betão Pereira Justino (PTB).

O parlamentar se reuniu ontem com o presidente do PTB paulista, deputado estadual Campos Machado, na Capital, e pediu anuência do dirigente para manter apoio da sigla ao projeto de reeleição de Donisete mesmo se a legenda não integrar a chapa majoritária. Segundo apurou o Diário, Campos ficou de analisar a situação jurídica de Betão para avalizar ou não a proposta. Betão teria comunicado o mandatário que o PTB não possui quadros para substituí-lo.

Presidente da Câmara em 2008, Betão teve as contas daquele exercício rejeitadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) e não conseguiu reverter o revés na Justiça comum, situação o que o enquadra na Lei da Ficha Limpa. Desde então, a cúpula do Paço e do PTB mauaense quebram cabeça para escolher substituto. Surgiram dois nomes como alternativa: os dos empresários Cleber Broch e Rogério Lourencini, ambos filiados ao PTB. As apostas contemplavam acordo feito entre Donisete e Campos, de reservar o posto de número dois na chapa petista ao PTB, mas ambos rejeitaram à ideia, alegando compromisso com seus respectivos negócios.

Betão negou que o objetivo do encontro com Campos tenha sido colocar a possibilidade de recuo. “Fui mostrar para ele nossa disposição de seguir na chapa do Donisete e como está nossa situação (jurídica)”, despistou, ao emendar que ainda continuará pleiteando a vice de Donisete e que, em último caso, o partido conta com mais dois vereadores (Eugênio Rufino e Ricardinho da Enfermagem) como aposta.

Com o iminente recuo dos petebistas, ganhou força internamente o nome do ex-vereador Paulo Bio (PV). Na semana passada, Donisete conversou com o verde e adiantou que, com o impasse em torno do nome de Betão, seu nome foi ventilado no alto escalão da pré-campanha. “Fico feliz em ter meu nome citado, mas não existe convite formal nem sondagem. Estaremos com Donisete independentemente de (candidatura a) vice”, desconversou o verde. Na eleição de 2012, Paulo Bio disputou o Paço mauaense e ficou em 7º lugar – recebeu 2.850 votos.

Secretário de Governo e um dos articuladores da pré-campanha, Edílson de Paula (PT) voltou a sustentar que “a administração ainda insiste em Betão.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;