Memória Titulo
Sociedade São Miguel escreve sua história

Uma pauta para a Sociedade São Miguel, entidade criada e mantida pela colônia alemã de Santo André

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
05/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Uma pauta para a Sociedade São Miguel, entidade criada e mantida pela colônia alemã de Santo André:

1 - Sabemos que a sociedade se estruturou em 1954, quando suas missas semanais em alemão eram celebradas no Instituto Coração de Jesus. Um bom desafio é descobrir a data exata da fundação.

2 - Também sabemos que em 25 de outubro de 1964 foi lançada a pedra fundamental das instalações da Sociedade São Miguel. E temos o filme, agora em DVD, da festa de inauguração do prédio. Seria bem legal descobrir a data exata em que a inauguração ocorreu.

3 - Um bom exercício, igualmente, é relacionar os nomes dos fundadores ou das famílias fundadoras.

4 - Temos também a listagem extraoficial dos párocos da Sociedade. O desafio é confirmar a listagem, a grafia correta dos nomes e os anos em que cada um participou das celebrações litúrgicas na Sociedade.

5 - Por fim, e não menos importante, é relacionar as várias diretorias que estiveram à frente da Sociedade.

Reafirmamos o que dissemos ontem: foi muito bom conhecer a Sociedade São Miguel, conversar com alguns dos seus integrantes, reencontrar o amigo Cláudio Rubens Pereira, conhecer sua esposa e presidente, Irene Jircik Pereira.

A Sociedade São Miguel contribui decisivamente no estudo da formação étnica do Grande ABC. Ela chega à região com a implantação da indústria automobilística. E a própria indústria contribui para que a Sociedade crie o seu patrimônio, hoje tão bonito e útil.

Mas é preciso destacar a informação que recebemos de várias associadas: cada uma foi às ruas para vender postais que representaram cada tijolinho para que a obra fosse erguida: uma das primeiras construções de vulto da Rua Centenário, então bucólica. Que trabalho mais comunitário que esse poderia existir...

E foi bom rever no DVD a figura de dom Jorge Marcos de Oliveira participando da inauguração da casa própria da Sociedade São Miguel. Anotamos, em outra cena gravada, um piquenique realizado em 2 de maio de 1967.

No mesmo DVD, lances de um jogo de boliche na sede, a festa de São Nicolau, cenas de teatro, canto, música, balé. Uma matinê de Carnaval, um concerto sinfônico e a apresentação da quadrilha junina da Sociedade.

Depois, folheando o Diário, encontramos uma notícia publicada em 6 de julho de 1969: "Sociedade São Miguel, de Vila Bastos, vence concurso de quadrilhas organizado pelo Aranami Country Clube". Vida longa à Sociedade São Miguel.

DEPOIMENTO
Ursula Maria Hartmann, ex-secretária executiva da Glasurit, do Grupo Basf, com atuação também na Mercedes-Benz e KS Pistões: "A indústria colaborou com a obra da Sociedade São Miguel. Sempre incluíamos na pauta das reuniões da diretoria ofícios da Sociedade solicitando ajuda para suas obras assistenciais".

NOTÍCIA
A comunidade católica alemã, além de Santo André, tem igrejas em São Paulo e Brasília. Em São Paulo: Rua Humberto I, 298, Vila Mariana; em Santo André: Rua Centenário, 28, Vila Bastos.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 5 de outubro de 1979

Manchete - Empresários pedem que o povo rejeite as radicalizações

Grande ABC - Orçamentos dos municípios somam 10 bilhões em 1980.

Rio Grande da Serra - Toda a mesa da Câmara Municipal renuncia.

Professores - Odila Marina Wingster, da Escola Estadual João Ramalho, eleita a Professora do Ano pelo Centro do Professorado Paulista.

Esportes - Jogos Abertos em Araçatuba têm início hoje.

Polícia - Mulher tenta golpe de 50 milhões em Santo André.

EM 5 DE OUTUBRO DE...
1914 - Sancionada lei municipal sobre o funcionamento de olarias no Grande ABC.

1949 - Constituição da Sociedade Portuguesa de Beneficência de São Caetano, mantenedora do Hospital Nossa Senhora de Fátima.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;