Cena Política Titulo
Poucos recursos para campanha curta
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
19/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Chegamos hoje ao 14º dia de campanha eleitoral. Os candidatos estão colocados, seus partidos, coligações e números podem ser divulgados pelos mais diversos meios de comunicação. Faltam, portanto, 77 dias para a realização da votação do primeiro turno, no dia 5 de outubro. Destes, serão 55 dias úteis. A contar da data de início das propagandas em rádio e televisão, 19 de agosto, considerado pelos próprios políticos como o verdadeiro start da eleição, serão 33 dias úteis, em que o cidadão está no carro ou em casa ouvido e vendo, de fato, as propostas. Período relativamente curto. Bom para quem está na frente das pesquisas. Bom para quem tem relacionamento dentro do partido para aparecer na mídia. Bom para quem tem financiadores de campanha para fazer publicidade antes e depois da data. O problema é que a maioria não tem recursos próprios ou ajuda de empresários para bancar a estrutura de campanha que levará ao conhecimento do eleitorado suas propostas. Principalmente na eleição proporcional, dos candidatos a deputado estadual e federal. A falta de verba é um dos fatores da redução do número de concorrentes. Na região, em 2010, foram 178 pleiteantes à Assembleia e à Câmara Federal. O número deste ano ainda não foi fechado, mas dificilmente deve passar de 100. A atual ausência de propaganda nas ruas – carros de som, cavaletes e muros pintados – também se deve ao dinheiro curto.

Proximidade só física
O ex-prefeito de Diadema e atual secretário de Saúde da cidade, José Augusto da Silva Ramos (PSDB), foi visto em almoço num tradicional restaurante de comida japonesa em frente ao escritório político da ex-deputada estadual Regina Gonçalves (PV). Apesar da proximidade dos locais, o tucano não irá apoiar a verde: seu voto é de Ramalho da Construção (PSDB).

Passarela
Inauguração da passarela do viaduto Prestes Maia, em Diadema, feita pelo Estado, terá evento de pompa, quarta-feira, às 15h. Prefeito Lauro Michels (PV) prepara palco para a solenidade, brinquedos para as crianças se divertirem antes do ato, além de apresentação do músico Zé Campelo voltada ao público infanto-juvenil. Imagine as atrações se fosse um hospital?

Psol na área
Candidato ao governo estadual pelo Psol, Gilberto Maringoni iniciou campanha ontem, na Avenida Paulista, acompanhado de lideranças e outros pleiteantes do partido, como os deputados Ivan Valente, Carlos Gianazzi e a candidata à Presidência da República, Luciana Genro. Hoje eles estarão em Santo André, São Bernardo e São Caetano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;