Palavra do Leitor Titulo
Prepare as festas: abuse da iluminação!

O ano já está se encerrando e, com isso, o período das festas e confraternizações se aproxima. No embalo deste clima, muitas pessoas...

Dgabc
19/12/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Prepare as festas: abuse da iluminação!

O ano já está se encerrando e, com isso, o período das festas e confraternizações se aproxima. No embalo deste clima, muitas pessoas decoram suas casas com as tão famosas luzes de Natal. Além de servir para a ambientação da festa, também são ótimas oportunidades para dar um toque especial ao local. Pensando nisso, é capaz de fazer mudanças em cômodos que recebem visitas ou que são bem visualizados por todos, como, por exemplo, salas de estar e jardins.

Considerado um dos espaços mais frequentados da residência, principalmente em dia de festas, a sala de estar deve manter decoração aconchegante e receptiva a todos. Boa dica é primeiramente estabelecer uma iluminação geral por meio de lustres, pendentes ou de dispositivos instalados em sancas, evitando o ofuscamento e dando a sensação de ampliação espacial. Além disso, vale aproveitar os objetos de decoração da sala, como quadros e estantes, com a utilização de luzes de destaque direcionadas. Mas cuidado: é importante sempre ter atenção para não gerar reflexos, principalmente se houver espelhos ou itens com acabamento metálico por perto.

Em relação aos jardins, que já costumam ser bonitos por natureza, o ideal é causar efeitos de iluminação em plantas e vasos. Para isso, o mais indicado é utilizar lâmpadas que emitem luz colorida ou que possam trocar de cor automaticamente. Já no caso de árvores, o aconselhável é posicionar luminárias, projetores ou embutidos de solo que permitam criar o efeito uplighting (luz de baixo para cima) ou downlighting (efeito contrário). É importante ressaltar que na escolha do material deve-se atentar ao seu IP (Índice de Proteção) adequado às condições externas, como proteção contra a chuva e ao grau de resistência contra a ação dos raios ultravioleta.

Utilizando boa iluminação, as confraternizações do fim de ano serão um sucesso. O jardim ficará mais convidativo em comemorações durante a noite, principalmente por ser verão, a sala se tornará lugar mais elegante e agradável, tudo isso somente utilizando luzes adequadas para cada situação. Agora, o momento é aproveitar as dicas e tornar sua residência preparada para esta e outras comemorações que estão por vir em 2013. Boas Festas!

Marcos de Oliveira Santos é gerente de empresa.

Palavra do Leitor

Boas-Festas

O Diário recebe e retribui votos de Boas-Festas a Estilo Press Assessoria de Imprensa; Euracy Campos; Alessandra Sabbag; Roberta Dias; Erika Apolinário; Thiago Petrin; Delegacia Sindical do Grande ABC do Seesp (Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo); doutor Rogério de Sousa Oliveira; Trovata Comunicação; deputado estadual Orlando Morando e família; Equipe ADS Comunicação Corporativa; Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores); Abipeças (Associação Brasileira da Indústria de Autopeças); Helena Cristina Coelho; HD Press; Vanessa Zimmerman; Izabel Avallone.

Brasil sério

O general Charles de Gaulle, quando presidente da França, em entrevista disse certa vez que o Brasil era o País do futuro, mas que os seus políticos não eram sérios. Muita contestação. No entanto, suas palavras viriam a ser confirmadas com o surgimento do famigerado Mensalão e outras muitas falcatruas produzidas pelos nossos políticos ávidos de enriquecimentos ilícitos. Parece que finalmente começa aparecer tênue luzinha no fim do túnel. Com grande abaixo-assinado pelo povo, liderado por um brasileiro sério, criou-se a bendita Ficha Limpa, que embora ainda não tão limpa por faltar limpeza mais ampla, serve para demonstrar que a seriedade habita em nosso País, tristemente maculado por muitos. A isso junta-se o STF, com o ministro Joaquim Barbosa dando provas de que temos a feliz oportunidade de responder ao grande general, agora morando no infinito, que o Brasil, além de País do futuro, é também Nação de políticos sérios. Esperemos.

Américo Del Corto, Ribeirão Pires

Fundação Casa

Contratante e contratado se unem e firmam pacto. Cada um assume a sua parte no ajuste. Assim se obrigam mutuamente, devendo um ao outro a sua parte. Lei entre ambos. E o pactuado é obrigatório. Muitas vezes um se arrepende, procura o outro e, obtido novo acordo, desfaz-se o contrato. Afora essa concordância, o desfazimento ou resolução do pacto pela vontade de apenas uma das partes só se admite se a outra parte infringir o contrato ou a lei. Se a atividade instalada no imóvel for ilícita, sujeita-se o inquilino à rescisão por infração legal. Hipótese de rescisão até comum entre nós ocupou as últimas edições deste Diário envolvendo, pasme-se, autoridade máxima do Estado incumbida de educar adolescentes infratores, que induziu em erro a parte com que contratou a locação de mansão, declinando-lhe finalidade de uso diversa e legal do destino dado ao depois, uma prisão, impróprio, diverso do ajustado e, pior, vedado para o local.

Nevino Antônio Rocco, São Bernardo

Condenados

Por cinco votos a quatro, o Supremo Tribunal Federal decidiu que os deputados federais João Paulo Cunha, Valdemar Costa Neto e Pedro Henry, condenados por participação no esquema, perderão os mandatos, na sessão de segunda-feira, no julgamento do Mensalão, em Brasília. Estou pagando para ver Marco Maia bater de frente com o STF. Aliás, o PT deve mais é ficar quieto no seu canto, pois o Barbosão está louco para enquadrar o Lula no esquema da Rosemary Noronha.

Mustafa Baruki, Capital

Vai acabar?

Comenta-se para todo canto que dia 21 o mundo irá acabar. Em fogo, porque, segundo a Bíblia, já acabou em água. Tudo me parece lenda, superstição. De vez em quando, algum lunático vem com ideias desse tipo. Para o mundo acabar, de uma vez e em fogo, precisaria de quantas bombas atômicas? Quantas ogivas nucleares, mísseis etc? É difícil o mundo acabar. Se for para acabar, que acabe logo! Porém, nenhum lunático é capaz de prever quando.

Edson Rodrigues, Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;