Cultura & Lazer Titulo
Primeiro longa brasileiro de animaçao está na Cinemateca
Do Diário do Grande ABC
11/07/1999 | 17:54
Compartilhar notícia


"Sinfonia Amazônica", primeiro longa-metragem brasileiro de animaçao, é o cartaz desta segunda às 20 horas na Sala Cinemateca (Largo Senador Raul Cardoso, 207), em Sao Paulo.

Realizado entre 1951 e 1957 por Anélio Latini Filho, o longa foi restaurado na própria Cinemateca. O original estava muito danificado, com a banda sonora e trechos inteiros apresentando problemas. Os restauradores da Cinemateca trabalharam durante dois meses para recuperar o filme. Limparam o negativo, substituíram partes danificadas usando restos de outras cópias e, no fim do trabalho, tiraram uma matriz como cópia de segurança.

Foi um trabalho importante. "Sinfonia Amazônica" estava praticamente esquecido. É obra de valor histórico e, ao contrário de outros trabalhos, que podem ter importância museológica, mas nao despertam interesse do telespectador por serem antigos, a animaçao de Anélio mantém todo o seu frescor e poder de encantamento. É bem-humorado, seus desenhos sao bonitos e a trilha sonora é de primeira.

Latini era apaixonado pela mitologia indígena. Bolou uma história divertida baseada no imaginário religioso dos índios. Assim, pelo relato, passam algumas fábulas como a lenda da criaçao da noite, a da formaçao do Amazonas, a saga do jabuti e da onça, a da Iara e a do arco-íris. Algumas seqüências sao poesia pura.

Em seu tempo, Latini chegou a ser reconhecido pelo seu trabalho. Ganhou o troféu Saci, do jornal "O Estado de S.Paulo". Depois, o cineasta foi esquecido. A recuperaçao nao trouxe apenas a obra de um homem que pode ser reavaliada, mas um tipo de trabalho artesanal, que se perdeu no tempo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;