Esportes Titulo
Nadador de Sto.André pede reconhecimento
Jean Ney
Especial para o Diário do Grande ABC
06/05/2001 | 20:52
Compartilhar notícia


  O nadador andreense de águas abertas Glauco Luís de Oliveira Rangel, 28 anos, é mais um entre os vários esportistas brasileiros com potencial técnico que reclamam da falta de apoio e de reconhecimento, necessários para a seqüência da carreira de um atleta.

Glauco é tetracampeão paulista e conquistou – com mais de meia hora de vantagem sobre o segundo colocado –, no dia 29 de abril, o tricampeonato da Maratona Internacional do México, na cidade de Tuxla. “Se eu ficasse em quarto lugar, teria prejuízo. Só a passagem, de ida e volta, custou US$ 700”, disse o nadador, que precisou bancar as despesas da viagem, assim como nas outras duas vezes. Na prova, estavam presentes 123 competidores de todo o mundo.

Sua carreira teve início aos 8 anos, nas piscinas do Ginásio Pedro Dell’Antonia, em Santo André. Na época, Glauco praticava saltos ornamentais e foi convidado pelo técnico Rosinha a mudar de modalidade. A opção pelas águas abertas veio em seguida, pois tinha melhores resultados nadando em travessias do que em piscinas.

Em 1988, aos 13 anos, o nadador ganhou sua primeira travessia, em Ilhabela, no litoral norte paulista. Naquele ano, ele foi vice-campeão paulista da modalidade. O título estadual veio nos dois anos subseqüentes, e a primeira conquista internacional aconteceu em 1990, na Argentina.

Glauco mora em São Bernardo, treina em São Caetano com o técnico Mirco Sevales – recebe ajuda de custo da Prefeitura, além de usar as piscinas do estádio Lauro Gomes – e é professor de natação e hidroginástica da academia Aquaplay, em Santo André. O nadador, formado em Educação Física, disputa os Jogos Regionais e os Jogos Abertos do Interior por São Caetano.

O patrocínio é essencial para Glauco, que, em 2000, ficou em terceiro lugar na seletiva para o campeonato mundial deste ano. Os dois primeiros colocados participam da competição. Para o nadador, uma verba de R$ 1,2 mil mensais seria um bom começo. “Com esse dinheiro, poderia me dedicar ainda mais”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;