Cultura & Lazer Titulo Na Netflix
Filme revela o ator Bruce Springsteen
25/12/2018 | 07:36
Compartilhar notícia


Logo no início de Springsteen on Broadway, o filme da peça que Bruce Springsteen protagonizou por 236 noites no Walter Kerr Theatre, em Nova York, o cantor brinca: "Eu nunca tive que trabalhar de segunda a sexta... até agora!". O tom galhofeiro, porém, é eventual, conforme Springsteen conta a jornada de sua vida em um monólogo de um texto com alta voltagem poética e, claro, com suas músicas, tocadas com violão ou ao piano.

O filme chegou à Netflix no dia 16 de dezembro, um dia depois que o músico encerrou sua temporada de 14 meses na Broadway. Faça as contas: cerca de 220 mil pessoas tiveram a chance de vê-lo no teatro, que tem capacidade para 939 pessoas. Agora, o show está disponível para 130 milhões em 190 países, uma audiência que mesmo um homem de turnês superlativas não costuma ter.

A produção é inspirada na autobiografia Born to Run (lançada aqui em 2016 pela editora Leya) - o livro já trazia à tona um escritor talentoso, na verdade confirmando o pendor de contador de histórias tão presente na sua música. A peça e o filme chegam agora para fechar seu ciclo de incursões em outros formatos artísticos.

"DNA é uma parte grande dessa peça: tornar a si mesmo uma pessoa livre. Ou, o quanto você puder, num adulto, na falta de palavra melhor", disse Springsteen à revista Esquire, pouco antes do filme estrear na Netflix.

A crítica americana, depois de consagrar a peça, também caiu de amores pelo filme. "Como ator, Springsteen é material de prêmios, dando uma performance folclórica de dor, ternura e incerteza - ele às vezes aparenta não saber, mas claramente sabe o que dizer - que nunca parece falsa", escreveu o crítico da The Atlantic. Mas nem tudo são flores: num texto mais ou menos cruel no The Washington Post, depois de comparar a aura solene do espetáculo com uma pregação católica, mas reconhecer que "qualquer palavra que sai da boca dele (Springsteen) praticamente brilha com uma aura de profundidade", Chris Richards diz: "É uma pena, então, que ele conspicuamente leia seus monólogos - sobre infância, paternidade, Deus e a guerra - de teleprompters na altura dos tornozelos, sua cabeça frequentemente curvada, como se seus sapatos estivessem prestes a revelar o significado da vida".

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;