Esportes Titulo
LDU ganha do Fluminense e é campeã da Libertadores
Do Diário OnLine
03/07/2008 | 01:04
Compartilhar notícia


Em uma partida dramática, a LDU conquistou o título da Copa Libertadores da América ao vencer o Fluminense por 3 a 1 nos pênaltis, no início da madrugada desta quinta-feira, no Maracanã. No tempo normal, o time carioca fez o mais difícil ao ganhar por 3 a 1, de virada, e igualar o resultado do primeiro jogo, que os equatorianos triunfaram em casa por 4 a 2.

Porém, nas cobranças pênaltis após uma prorrogação em branco, Thiago Neves, que fez os três gols do Tricolor, Conca e Washington pararam no goleiro Cevallos. Fernando Henrique ainda defendeu o primeiro de Araujo, mas não evitou os outros. Bolaños anotou o gol da LDU no tempo normal.

Foi o primeiro título da Libertadores de uma equipe equatoriana . O Barcelona de Guayaquil bateu duas vezes na trave ao cair para Olimpia (PAR), em 1990, e Vasco da Gama, 1998, na final. Com a conquista da competição sul-americana, a LDU irá disputar o Mundial de Clubes da Fifa no final do ano no Japão. Um dos representantes do torneio será o Manchester United (ING), campeão da Liga européia.

Já o Tricolor carioca volta às atenções para o Campeonato Brasileiro. E o time, de cabeça quente, terá muito que fazer, pois, após oito rodadas, é o lanterna da competição com três pontos, sem nenhuma vitória.

O jogo - A partida começou a todo vapor, mas do jeito que os torcedores tricolores não esperavam: com gol da LDU. Guerrón fez bela jogada pela direita e cruzou rasteiro para dentro da área. A zaga do Fluminense bobeou e Bolaños mandou para o lado direito do goleiro Fernando Henrique.

A equipe carioca ficou nervosa e desperdiçou uma grande chance de empatar pouco depois. Washington dominou a bola na pequena área e, sozinho, chutou cruzado para fora.  A situação tricolor ainda poderia piorar, mas a LDU não aproveitou. Bolaños cruzou para Manso, que mandou por cima.

Quando o Maracanã estava calado, Thiago Neves fez a torcida gritar. O meia dominou a bola fora da área, cortou Vera e bateu no canto esquerdo do goleiro Cevallos para deixar tudo igual. Em seguida, Cícero quase virou em um chute que Cevallos defendeu.

Mas o segundo não demorou a sair. Aos 27 minutos, Cícero recebeu, avançou pela esquerda e cruzou rasteiro para área. Thiago Neves apareceu bem e apenas tocou para o fundo das redes equatorianas. Já o goleiro Fernando Henrique quase complicou a vida tricolor. Ele saiu jogando errado, mas o ataque da LDU não aproveitou.

Aos 30 minutos, o árbitro deu uma bela ajuda aos visitantes. Washington foi derrubado por Ambrossi dentro da área e o juiz não marcou nada. Aos 42, a arbitragem errou novamente ao assinalar impedimento de Cícero.

Com Dodô no lugar de Ygor, o Fluminense voltou com tudo ao ataque no segundo tempo. O próprio atacante recebeu pelo lado direito, deixou um marcador no chão, mas preferiu chutar ao invés de cruzar. A bola acabou subindo muito. Aos sete minutos, Dodô recebeu invadiu a área e chutou. A pelota desviou e bateu na trave.

Bem melhor na partida, o Fluminense marcou o terceiro. Aos 11 minutos, Thiago Neves cobrou falta com perfeição, da entrada da área, e fez enlouquecer os torcedores. Aos 14, Arouca bateu firme e Cevellos defendeu.

A LDU foi ao ataque com perigo somente aos 20 minutos de jogo. Urritia chutou de fora da área e Fernando Henrique espalmou para fora. Pouco depois, os equatorianos ficaram mais perto de diminuir em um chute de Bieler que bateu na trave.

O Fluminense respondeu com Conca que chutou e obrigou o goleiro Cevellos a espalmar. No rebote, Dodô não aproveitou. Aos 36 minutos, o argentino cobrou falta pela esquerda e Cícero mandou para fora. No final, Júnior César fez bela jogada pela esquerda e cruzou. Thiago Neves cabeceou, mas o lance saiu errado.

Prorrogação - Apesar de mais precavido, o Fluminense chegava em chutes de fora da área. Thiago Neves, Thiago Silva e Dodô mandaram para fora. Já no segundo tempo, um susto para a torcida tricolor. Bieler recebeu lançamento, cabeceou e marcou. No entanto, o auxiliar assinalou impedimento erradamente.

Thiago Neves ainda teve uma grande chance de marcar o quarto, mas Cevallos defendeu. A LDU ainda foi ao ataque novamente quando Ambrossi cobrou falta de perto da área, mas a bola pegou na barreira.

Pênaltis - Conca perdeu a primeira cobrança. Fernando Henrique ainda defendeu o chute de Araujo, mas Thiago Neves parou no goleiro equatoriano. Cícero ainda acertou o gol, porém, Cevallos defendeu o chute de Washington e decretou o título para os equatorianos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;