Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 8 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Estudantes aprendem sobre sustentabilidade no dia a dia

André Henriques/DGABC  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Dez escolas do município receberam caravana do concurso de redações do Diário ontem


Bianca Barbosa
Especial para o Diário

14/09/2018 | 07:00


 O concurso literário do Diário chegou na metade do caminho – já percorreu 100 escolas de São Bernardo, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Diadema. As próximas cidades a receberem o Desafio de Redação são Mauá, Santo André e São Caetano. Ontem, os textos foram aplicados em dez instituições de ensino de Diadema, entre elas o Complexo Educacional Alexandre Dumas, localizado no Centro, onde os alunos aprendem medidas sustentáveis, como reciclagem e economia de água, desde o berçário, e continuam aplicando-as ao longo dos anos.

“Ensinamos sobre reaproveitamento de materiais, reciclagem, uso consciente da água e da energia desde que eles entram na escola. Por conta desse envolvimento, no ano passado nosso desfile do 7 de setembro foi sobre sustentabilidade, e envolveu todos os alunos”, contou a professora de Português Sueli Azevedo de Moraes. Sobre o Desafio, ela acredita que o concurso fomenta a vontade de escrever e pesquisar entre os alunos. “Eles ficam animados. E eu também.”

Fã da escola, a estudante Giovanna Castanho, 13 anos, destacou que a instituição foi a única onde já estudou. “Estudo aqui desde que era bem pequenininha. Sempre me ensinaram a fazer o certo quando o assunto é meio ambiente”, contou. Em sua produção de texto, a jovem escreveu sobre gestos que devemos ter para que os recursos naturais do planeta não se tornem escassos. “Não deixar a luz acesa e fechar a torneira quando não estiver usando são coisas fáceis e que geram um benefício enorme para a natureza.” A estudante do 8° ano do Ensino Fundamental sonha em fazer intercâmbio, e pretende levar os ensinamentos sobre sustentabilidade para fora.

O amigo de turma, Marcelo de Melo Caetano, 13, também escreveu sobre o que aprende diariamente na instituição. “Fiz um texto reflexivo sobre reciclagem, pois eu sempre reciclo os materiais. Também abordei aquecimento global, que é um tema que a gente está falando bastante nas aulas”, comentou.

O concurso literário do Diário tem a USCS (Universidade Municipal de São Caetano) como correalizadora do evento, além de patrocínio do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano) e apoio da rede de academias Smart Fit.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;