Memória Titulo
Químicos homenageiam Philadelpho Braz

O Sindicato dos Químicos do ABC inaugura sexta-feira a subsede própria de São Bernardo, no Jardim Maria Cecília

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
14/07/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


O Sindicato dos Químicos do ABC inaugura sexta-feira a subsede própria de São Bernardo, no Jardim Maria Cecília: Rua das Tulipas, 48. Uma das salas receberá o nome de Philadelpho Braz, sindicalista histórico e coordenador do Gipem (Grupo Independente de Pesquisadores da Memória), falecido no ano passado. Será a primeira homenagem concreta ao saudoso Philadelpho.

Até a década de 1970 a base maior dos químicos estendia-se pelo eixo de São Caetano a Santo André. A sede principal sempre foi em Santo André, desde a fundação do sindicato em 1938; a primeira subsede foi inaugurada em São Caetano, em 1944. A terceira foi em São Bernardo, mas apenas em 1979.

A quarta subsede do Sindicato dos Químicos foi inaugurada em Diadema, em 1983. Vila Paulicéia (1985), Polo Petroquímico (1989), Mauá (1993) foram outras subsedes criadas e instaladas pelos Químicos do Grande ABC em mais de 70 anos de história. A primeira subsede própria foi instalada em Diadema (2007). Agora é a vez de São Bernardo.EM

Agenda da Fundação Pró-Memória de São Caetano
Cinquenta e um anos da criação do Centro de Orientação Profissional Elvira Paolilo Braido (1959).

Trabalhadores
Nasce em 14 de julho:
1920 - Julião Miron. Natural de Tabapuã (SP). Sócio nº 497 do Sindicato dos Químicos do ABC. Eletricista da CBC. Residência: Avenida Goiás, 44, São Caetano.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 13 de julho de 1980

Nos Limites do Grande ABC (I) - Santo André/São Paulo, miséria e abandono. Reportagem de Antonio Miguel (texto) e Alberto Murayama (fotos).

Diadema - Loteamentos irregulares em Eldorado. Reportagem de Laurita Salles (texto) e Estevam Figueiredo (fotos).

Combustíveis - Com simples arame incandescente, técnicos do Instituto Mauá de Tecnologia revertem motor diesel para o álcool de madeira. Reportagem de Aleksandar Jovanovic.

Editorial - João Paulo II apenas ensinou o caminho

EM 14 DE JULHO DE...
1952 - Fundada, em São Bernardo, a Sociedade Cultural e Recreativa Alameda Glória

MUNICÍPIO PAULISTA
Campinas. Fundado em 14 de julho de 1774.

HOJE
Dia Mundial do Hospital, Dia Internacional da Liberdade de Pensamento, Dia do Propagandista de Laboratório, Dia do Iraque e Dia do Senegal.

SANTOS DO DIA
Camilo de Lellis, Francisco Solano e Gaspar de Bene.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;