Setecidades Titulo São Bernardo
Cavalgada faz homenagem às mulheres

Cerca de 1.000 pessoas de todas as idades participam de ato pelas ruas de São Bernardo

Natália Regazzo
Do Diário do Grande ABC
10/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Com sol forte, chapéu, fivela, charrete, música, público de todas as faixas etárias e muita criatividade. Assim foi a 4ª Cavalgada do Dia Internacional da Mulher, com concentração no estacionamento do Ginásio Poliesportivo de São Bernardo, ontem. As amazonas foram homenageadas em cartazes cheios de mensagens de carinho. O ato, que percorreu as principais vias da cidade, atraiu cerca de 1.000 pessoas, segundo a organização.

Atrações musicais, sorteios e tendas de comidas típicas estavam na programação até às 17h. “Quando resolvemos apoiar a realização do evento, pensamos em incentivar essa cultura sertaneja, que é de muita tradição na cidade, além de lembrar das mulheres desse movimento”, afirma a chefe da divisão de Lazer da Prefeitura, Meire Villa Domingues.

Realizada desde 2010, a ideia da cavalgada surgiu de uma criança. “Minha filha sugeriu direcionar a iniciativa como uma homenagem às mulheres. Aliás, hoje elas mandam em todos os segmentos, inclusive no nosso”, afirma o idealizador e um dos organizadores do evento, o comerciante Glaucio Gomes Nascimento, 50 anos, que estava vestido com camisa rosa personalizada. “É uma cor que demonstra a força feminina.”

Se a Penélope Charmosa desfila pelo mundo com seu carro na Corrida Maluca, há quem diga que a vendedora Gislaine Martins, 33, tem suas semelhanças. Com charrete, roupas, chapéu, botas e até o cavalo personalizados de pink e glitter, ela veio de Santo André para integrar a ação. “Desci a Avenida Pereira Barreto tranquilamente. Acaba até com o estresse”, diz. Apesar de apreciar a atividade desde os 14, há sete anos ela tornou a distração um estilo de vida por conta do marido, o autônomo Victor Rosalvo dos Santos. Atualmente, eles frequentam bailes country e outros eventos da área. “O importante é que a cavalgada incentiva as mulheres que vêm acompanhadas pelo marido a conhecerem de perto e, quem sabe, não se arriscarem também?”

A distância não foi problema para os amantes do estilo. O agricultor Gilberto José dos Santos, 62, deixou na quarta-feira Presidente Tancredo Neves, na Bahia, para viajar com comitiva de cinco pessoas. “Vem gente de todo lugar. Onde moramos não tem evento desse porte.” Os animais foram trazidos de caminhão, enquanto eles vieram de carro.

Mãe de Bryan, 7, e Juan, 4, a vendedora Cinthia de Carvalho Silva, da Vila Prudente, acredita que o lugar é seguro para todas as idades. “Temos muitas utilidades sempre: cuidamos da casa, dos pequenos e ainda trabalhamos. Também temos direito de passear e nos divertir com nossos filhos.”

 

Criançada se diverte em espaço dedicado ao ambiente rural

Bois, porquinhos, pôneis e mulas. A fazendinha instalada no estacionamento do Ginásio Poliesportivo atraiu olhares curiosos, foi cenário para cliques de fotos e cumpriu seu papel ontem, durante a cavalgada em homenagem às mulheres.

Adepto da cultura country sertaneja há mais de 30 anos, o gerente de vendas Mário Zanirato, 51 anos, de Santo André, apresentou o local à filha, Geovanna, 3. “Chegou no meu colo com medo e já está no chão, observando. Não quero que ela tema nada relacionado ao meio ambiente e sim que faça parte desse contexto. É preciso saber da importância da natureza, porque sem ela não somos nada.”

O contato com esses animais foi novidade para Ryann, 8, e Henrique, 1, filhos do mecânico Queudes Dias da Silva, 34, de São Bernardo. “Estão gostando da experiência”, garante o pai.

A tecnologia é grande vilã dos que ainda não conhecem o ambiente rural, segundo a assistente de performance de transportadora Leiliane Mattesco, 30, de São Bernardo. O enteado Neuber de Oliveira, 6, adorou alimentar os cavalos. “Sempre o levamos para cavalgar”, garante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;