Cíntia Bortotto Titulo
Competição e sedução no ambiente corporativo

Quando falamos sobre chefes e subordinados de sexos diferentes, podemos dizer que existem entraves de relacionamento que acabam por gerar problemas

Cíntia Bortotto
25/10/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Quando falamos sobre chefes e subordinados de sexos diferentes, podemos dizer que existem entraves de relacionamento que acabam por gerar problemas no ambiente de trabalho. Muitos distúrbios podem ocorrer devido às diferenças de comportamento. As principais turbulências acontecem por causa da competição e da sedução. Os gêneros trazem consigo características próprias, que, quando exacerbadas, podem causar transtornos.

A competição é uma armadilha para o gestor imaturo. Muitos acabam caindo e ela se torna mais intensificada geralmente entre pessoas do mesmo sexo. O líder não deve nunca competir com o funcionário. A sedução é outra cilada no mundo corporativo, prejudicial aos dois lados. Não combina com a imagem de seriedade profissional. Não entrar nesse jogo demonstra maturidade profissional.

DIFERENÇAS DE COMPORTAMENTO - No ambiente de trabalho, homens tendem a ter comportamentos mais racionais, objetivos, e a manter certo distanciamento nas tomadas de decisões. As mulheres tendem a ser mais emocionais e desenvolver um relacionamento estreito com algumas pessoas. Para o funcionário de uma mulher, cabe a percepção de que ter níveis e intensidades de relacionamentos diferentes é natural e o fato deve ser aceito com maturidade.

O homem normalmente vai direto ao ponto, quer agilidade e informações bem apuradas para a tomada de decisão. O excesso de objetividade pode ser encarado como grosseria. Não é, aprenda a ver que ele não tem tempo a perder. E o chefe também deve entender quando afetou alguém, demostrando que não é pessoal.

Em uma sociedade como a nossa, a objetividade é um comportamento típico masculino, já que foi incentivado desde a infância. Igualmente, a demonstração da afetividade é um comportamento que desde cedo foi ensinado e reforçado para a maioria das mulheres.

Os transtornos em geral não vêm do comportamento em si, mas do impacto e reações a ele.

PRECONCEITO - Ainda existe preconceito quando o assunto é mulheres em cargos de liderança. Normalmente, este sentimento tem como pano de fundo as questões culturais do Brasil. Muitos me perguntam: ainda existe preconceito? Sim e muito. Já perdi as contas de quantas vezes tive de argumentar e contra-argumentar quando um gestor abre uma vaga e diz que "prefere" homem. Diversas vezes consegui fazer valer a entrada de uma mulher competente para a vaga, mas só depois de muita conversa.

FOFOCA - Ao contrário do que muitos pensam, o ‘diz que me diz' não é característica de um sexo específico. Dizem que as mulheres tendem a ser mais "fofoqueiras". Em minha experiência corporativa, vi fofoca nas duas esferas, tanto masculina, quanto feminina. A fofoca é um problema consequente de outras dificuldades e é extremamente nociva ao ambiente de trabalho.

O MELHOR CHEFE - O melhor chefe é aquele que combina com você, lhe desenvolve, não importa se é homem ou mulher. As pessoas perguntam: é melhor um chefe homem ou mulher? Não existe resposta correta para esta pergunta. O que temos são características mais presentes em comportamentos femininos e outras em comportamentos masculinos, por exemplo, quando o trabalho envolve a motivação pessoal para a entrega de resultados, geralmente a mulher é uma líder que mobiliza mais. A aproximação emocional pode ajudar neste processo.

No caso de ser necessário o desenho de um caminho e uma organização temporal para que este desenho seja conquistado, pode ser um cenário positivo para o homem, pois o comportamento masculino pode ajudar a racionalizar e criar uma sistemática para alcançar o objetivo. O homem deve exercitar a empatia para não deixar que os objetivos sejam a única razão do trabalho. Afinal, o meio também importa e as pessoas precisam se sentir bem trabalhando.

Homem ou mulher, aproveite seus pontos fortes e tente lidar com as diferenças do sexo oposto da melhor forma possível, sempre com muita paciência e profissionalismo. Assim, você foge de problemas e potencializa a sua carreira. Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;