Memória Titulo
Em quadrinhos, lições em prol da natureza

De um lado a construção da memória, como mostramos ontem...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/01/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


De um lado a construção da memória, como mostramos ontem; de outro, a preocupação com a preservação do meio ambiente. As duas ações marcaram as atividades da Escola Municipal Belmiro Soares da Cunha, do Jardim Jerusalém, em São Bernardo, no exercício de 2011.

No campo ambiental, alunos do 2º ano organizaram duas revistas em quadrinhos. Os autores autografaram os exemplares oferecidos à Memória na festa que encerrou o ano letivo, em dezembro. Aquelas letrinhas miúdas, bem desenhadas, um presente que guardaremos para sempre.

As lições que os alunos do Belmiro deixam nas revistas precisariam ser repassadas a universos maiores, pois são atuais, emocionam, conscientizam. E tudo é muito simples e cativante.

1. Jonas e Pedro em: "Preservando a água para um mundo melhor."

2. Alexandre e Gabriel em: "Um dia divertido, pensando no meio ambiente."

3. Allan e Rafael em: "Planeta limpo já."

4. Bárbara e Beatriz em "Vamos ajudar o meio ambiente."

5. Camila, Giulia e Guilherme em "O mundo está em nossas mãos."

São muitas outras histórias, desenhadas, coloridas, editadas no computado, bem ao gosto dos jovens estudantes. Vale conhecer, difundir, mostrar as experiências que esses jovens levam adiante. Felicitações à diretora Lílian Cristina Morassi e às professoras Adriana Battistini Conti, Neide Sacilotto e Regina Carvalho.

SANTOS DO DIA 
Honorata, Teosósio e Sálvio.
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.

Na foto, Nossa Senhora da Conceição. Século 18. Origem: Vale do Paraíba (SP). Feita em madeira policromada.
Fontes: Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro; Contatos: 3326-1373 - 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

Crônica de São Bernardo
Depoimento: Carlos Walter Tosi

São Bernardo, no meu tempo de menino, era bem mais gostoso de viver do que hoje. Hoje tem tudo e não tem nada. Era uma cidade boa, tranquila. Eu ia aos bailinhos na Sociedade Italiana, saia de madrugada, vinha tranquilo, sozinho. Encontrava um: "Oi". Encontrava outro: "Como vai?". Conhecia todo mundo. Hoje, não.

Trabalhadores (*)
Nº DE ORDEM
38 - Pedro Alves, de Monte Alegre. Residia à Rua Alzira.
39 - Gregório Finesi, de Campinas. Residia à Avenida Estados Unidos.
40 - Felipe Gonçalves, de Socorro. Residia na Vila Santo Antonio.
(*) Operários da Rhodia.
Fonte - 2º Livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves.

EM 11 DE JANEIRO DE...

1902 - João Baptista de Oliveira Lima é nomeado coronel da 91ª Brigada de Infantaria da Guarda Nacional, conforme diploma assinado pelo presidente da República, Campos Sales. 
- Pelo decreto 995, o governo do Estado declara emancipado o Núcleo Colonial de São Bernardo, fundado em 1877.

1922 - Fundado, em São Caetano, o Grêmio Recreativo Ideal, que depois adotaria o nome de Clube Comercial.

1962 - Falece Adolpho Kirstens, um dos moradores pioneiros do Distrito de Utinga, em Santo André.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 10 de janeiro de 1982

Especial - Uma exposição do Arquivo do Estado para despertar o gosto pela História. "Normalmente as pessoas acham que cartas, bilhetes, plantas não são documentos históricos. Tudo isso é documentação histórica. E a nossa exposição procura mostrar isso" (cf. Raquel Glezer, historiadora e assessora do Arquivo do Estado em 1982).

Teatro/crítica (Ulysses Cruz) - Clodovil no palco, deboche inteligente.

Crônica 1 (Roterdan Cravo, pseudônimo do jornalista Fausto Polesi, editor-chefe e diretor de Redação do Diário) - Responda em dois segundos: o homem é bom ou é ruim?

Crônica 2 (Guido Fidelis) - O homem acha o pacote e desencadeia estranhas forças do bem e do mal.

Ciência e Tecnologia (Diógenes Silva) - Os limites do infinito.

USCS - Nesta data, em 1944, nascia, em São Paulo, Renato Zandomeneghi, um dos formandos da primeira turma da Universidade de São Caetano, então Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais. A turma pioneira, de 1970, recebeu o diploma há 40 anos, em janeiro de 1971. O curso concluído foi Administração de Empresas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;