Setecidades Titulo
Bica d'água em S.Caetano deve reabrir após reforma
Maurício Rodrigues
Da Redaçao
02/09/2000 | 16:58
Compartilhar notícia


A fonte secou. Essa constataçao tornou-se rotina para a populaçao que consumia a água da tradicional bica instalada na ADC GM (Associaçao Desportiva Classista General Motors), na rua Tapajós, bairro Barcelona, em Sao Caetano. A administraçao do clube interrompeu o fornecimento no início de agosto porque pretende construir uma nova portaria no local, mas informou que pretende reabrir a bica. "Caso ocorra o fechamento definitivo, os moradores devem protestar", disse a psicóloga Solange Poste Xavier, 40 anos, vizinha da fonte. Nos fins de semana, as pessoas chegavam a esperar uma hora para encher os galoes.

O setor de Relaçoes Públicas da General Motors comunicou que a construçao da nova portaria deverá ser concluída até o fim do ano. A administraçao do clube também realizará reparos na rede de canos da bica, já que os dutos apresentariam pontos de ferrugem. O plano é fazer a fonte voltar a funcionar quando os operários encerrarem as atividades.

A psicóloga costumava encher um galao de 20 litros na bica a cada 15 dias. "É uma água muito boa. O gosto é excelente. Nao tem diferença da água comprada nas distribuidoras. Fui buscar água em outras duas bicas em Sao Caetano. Numa, o gosto era de ferrugem. A outra era sulfurosa, tinha cheiro de ovo. Joguei fora. Nao dava para beber", contou.

Solange também afirmou que o local é um patrimônio da regiao. "Eu era criança e vinha buscar água junto de minha avó. Isso há mais de 30 anos", lembrou Solange. "Até hoje vem gente de longe para pegar água na bica", disse a moradora.

O professor de inglês Carlos Eduardo Gonçalves Marques, 19 anos, morador no Centro de Santo André, descobriu que a bica estava seca na tarde de quarta-feira passada. O rapaz nao escondeu a decepçao. "Fiquei frustrado. Venho nesse lugar desde que me conheço por gente, trazido pelo meu pai", contou. A alternativa foi encher os galoes, pelo menos 30 litros, na bica da Termomecânica, à rua Joao Daprat, em Sao Bernardo, adiantou Carlos.

Bicas - Um levantamento feito pelas vigilâncias sanitárias das prefeituras do Grande ABC catalogaram 151 bicas. A fiscalizaçao coleta a cada três meses amostras de água e analisa a qualidade do líqüido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;