Consumidores chegam a esperar por até três horas para conseguir contestar os valores
Agências da Enel, responsável pela distribuição de energia no Estado, estão recebendo enormes filas nos últimos dias. Clientes estão insatisfeitos com o valor da conta, que subiu repentinamente durante a quarentena. A justificativa da empresa, de que a cobrança nos primeiros meses da pandemia foi feita pela média e o valor atual representa o consumo represado, não tem convencido os consumidores.
Na agência da Avenida Goiás, em São Caetano, a fila ocupava o lado externo da unidade. Segundo consumidores, a demora pelo atendimento foi de pelo menos três horas. Foi o caso da consultora Fátima Aparecida dos Santos, 46 anos, que chegou por lá às 9h30 e até as 12h ainda não tinha sido atendida. Fátima tentar negociar a fatura de julho, que chegou no valor de R$ 478 e, segundo ela, a média da casa era de R$ 200 – em agosto a conta veio em R$ 378. “Sei que eles vão me oferecer parcelamento, pois como não paguei as contas chegou uma única de R$ 900. O problema é que se eu aceitar vou concordar com essa atitude horrível da empresa e eu não quero, então vou fazer de tudo para negociar isso”, declara.
Já o autônomo Airton Vecchini, 61, observou outro problema na unidade de São Caetano. Conforme relatos do munícipe, a agência só autoriza oito pessoas a ficarem dentro da sede para atendimento com duas pessoas, o que agrava a aglomeração na fila. “Além disso, existem idosas que ficam na fila para o atendimento e precisam sentar, não dá para elas ficarem duas ou três horas nessa fila. É um absurdo”, lamenta Airton.
Questionada, a Enel informa que disponibiliza a partir de hoje atendimento com horário marcado nas lojas físicas, o que poderá ser realizado diretamente pelo site (>www.eneldistribuicaosp.com.br). “A companhia vem realizando melhorias no atendimento das lojas, reabertas no dia 3, cumprindo com determinação da agência reguladora e dos decretos estadual e municipal. A Enel-SP negociou com cada município a possibilidade de ampliação do horário de atendimento e conseguiu a liberação para iniciar as atividades às 7h, de segunda a sexta-feira, em algumas lojas”, destaca a nota.
<EM>A companhia ainda explicou que o atendimento segue preferencial, “respeitando as leis vigentes e prioriza idosos e deficientes”. Com relação às unidades de atendimento presencial da região, as lojas de Santo André, São Bernardo, Diadema, Mauá e Rio Grande da Serra estão funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30. As lojas de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá também abrem aos sábados, das 9h às 15h.
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