Eleições 2016 Titulo Mauá
Em vídeo, Padilha escanteia Donisete Braga

Petista grava depoimento a vereador de Mauá, cita Oswaldo Dias, mas esquece do atual prefeito

Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
11/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A já distante relação entre o ex-prefeito de Mauá Oswaldo Dias (PT, 1997-2000, 2001-2004 e 2009-2012) e o governo do prefeito Donisete Braga (PT) ficou mais evidente na semana passada. Ex-ministro da Saúde e atual secretário do setor na Capital, Alexandre Padilha (PT) gravou vídeo em apoio à candidatura do vereador José Luiz Cassimiro (PT), pupilo de Oswaldo, mas sequer pediu votos a Donisete, que concorre à reeleição.

Na inserção, divulgada nas redes sociais, Padilha exalta conquistas sociais dos governos Lula e Dilma. No fim, chega a citar o ex-prefeito em sua fala, declara apoio à campanha de Cassimiro, mas em nenhum momento cita o atual prefeito. “É hora de eleger as pessoas que colocam em primeiro lugar cuidar da sua cidade, do seu bairro, da escola do seu filho e da Saúde da sua família. Em Mauá, eu e o meu companheiro Oswaldo Dias, ex-prefeito, apoiamos Zé Luiz (para) vereador”, diz Padilha no depoimento virtual.

O episódio evidencia mais ainda o afastamento de Oswaldo, então figura mais importante do PT mauaense enquanto chefe do Executivo, com a gestão de Donisete. Desde que deixou o Paço, em 2012, Oswaldo não tem desfrutado do mesmo prestígio na Prefeitura nem da mesma liderança que tinha no petismo anos atrás. A única representante do ex-prefeito na atual gestão é a sua mulher, Celma Dias, que é ouvidora municipal. A presença de Oswaldo nas atividades de campanha de Donisete também são raras.

Soma-se ao racha a estreita relação entre Oswaldo e Márcio Chaves (ex-PT, hoje PSD), que foi vice-prefeito nos dois primeiros mandatos do petista e que hoje é prefeiturável na oposição a Donisete. O pessedista tem defendido Oswaldo nos discursos e estampado as ações de seus governos no material de campanha, mesmo sendo adversário do PT nas urnas. Oswaldo, inclusive, causou turbulência no petismo em Mauá após posar para fotos ao lado de Márcio em recente evento do candidato.

“Eu não vi o vídeo (gravado por Padilha), mas não acho que foi premeditado”, minimizou o ex-prefeito. Oswaldo, entretanto, admite não estar engajado no dia a dia da campanha de Donisete. “De fato não tenho participado muito da campanha (do prefeito). A prioridade é eleger o Zé Luiz.”

Às vésperas do pleito de 2012, Donisete, então deputado estadual, desconstruiu a candidatura de Oswaldo à reeleição e asfaltou seu nome como prefeiturável. O ex-prefeito, porém, nega que possa apoiar outro nome neste pleito. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;