Cultura & Lazer Titulo Bodas de ouro
Toquinho comemora 50 anos de carreira com gravação de DVD

Cantor recebe amigos em show que será hoje em São Paulo

Miriam Gimenes
25/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Marcos Hermes/Divulgação


Os números não mentem: são 450 composições, 82 discos e cerca de 10.000 shows pelo Brasil e exterior. O currículo invejável, ‘escrito’ nas últimas cinco décadas, é de Antonio Pecci Filho, mais conhecido como Toquinho, um dos maiores nomes da música popular brasileira. E, para comemorar as bodas de ouro da sua carreira, ele sobe hoje no palco do Teatro WTC, às 21h, em São Paulo, para gravação do DVD ao vivo.

Toquinho faz parte de uma geração que herdou da Bossa Nova fundamentos musicais que até hoje são inigualáveis. “Eu soube extrair da sofisticação da Bossa Nova a simplicidade que faz da minha melodia um som que agrada e não agride. Sinto-me honrado e orgulhoso de fazer parte dessa rara fatia de músicos e compositores”, comemora. Ele ressalta também a participação dos parceiros – entre eles Jorge Ben Jor, Vinicius de Moraes e Chico Buarque – que ajudaram a valorizar as melodias e transformá-las em clássicos que ficaram como legado para novas gerações de músicos e compositores.

O autor de sucessos como Aquarela, Quem Viver, Verá, Que Maravilha, Regra Três, Samba de Rosas, O Caderno, Canção pra Jade, entre outros, vê a atual situação do mercado musical como ‘uma lacuna difícil de ser preenchida com a mesma força harmônica e poética’ das feitas canções do passado. Mas tem esperança. “São fases que às vezes se repetem até surgirem novos talentos capazes de se consolidarem através de sua criatividade.”

E o que mudou no Toquinho nos últimos 50 anos? “O tempo não apaga o que nos arde na alma. E a música será sempre uma chama a aquecer minha dedicação ao violão. Estudo todos os dias a procura de novos acordes e harmonias. Amo fazer o que faço, o palco é a extensão de minha casa. Nele sou simples e íntimo da plateia. Há apenas uma diferença entre aquele jovem do Teatro Paramount e o Toquinho de hoje: a experiência dos 50 anos de carreira. O que conspira para viver ainda o destemor de muitas vezes repetir os caprichos e a obstinação da juventude.”

Entre os amigos e convidados que o ajudarão durante a gravação do DVD, além da banda que o acompanha há anos, estão Ivan Lins, Paulo Ricardo, Tiê, Anna Setton, Mutinho e Verônica Ferriani. O show será, segundo ele, ‘como tirar a poeira de um velho baú, onde estão 50 anos com muitos mistérios, fantasmas e doces lembranças’. Não há dúvidas.

Toquinho – Gravação de DVD ao vivo – Teatro WTC (Av. das Nações Unidas, 12.551). Hoje, às 21h. Os ingressos custam R$ 300 (R$ 150 meia-entrada) e podem ser comprados apenas no site www.ingressorapido.com.br. Informações no telefone 3043-7000.   




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;