Cultura & Lazer Titulo
Show multicultural
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
12/10/2007 | 07:20
Compartilhar notícia


Uma das gratas surpresas da moderna música de Cabo Verde, a cantora Mayra Andrade se apresenta hoje, às 21h, no teatro do Sesc Santo André. Os ingressos têm preços que vão de R$ 5 a R$ 20.

Na bagagem, a intérprete traz as faixas de seu primeiro CD, Navega, lançado em 2006. O repertório reúne elementos do universo jazzístico, temperados por referências das culturas africana e brasileira.

Essa multiplicidade de ritmos e sons pode ser conferida em canções como Lua, Mana e a faixa-título. Além do timbre delicado de sua voz, a artista, de apenas 22 anos, chama a atenção pela maturidade.

“Durante seis anos, fiz muitos shows e viajei muito. Foi a forma que encontrei de descobrir e testar várias fórmulas. O palco é o melhor laboratório”, afirma Mayra.

TRAJETÓRIA

Filha de cabo-verdianos, Mayra nasceu em Cuba, passou boa parte de sua vida em Cabo Verde e morou em países como Senegal, Angola e Alemanha. As constantes mudanças de endereço foram motivadas por seu padrasto, embaixador de Cabo Verde nesses países. Desde 2002, ela reside em Paris, na França.

“É indiscutível que, antes de ter tido uma influência na minha música, essa experiência interferiu na minha personalidade, minha forma de encarar as coisas, de sentir e de assimilar”, afirma.

MPB

A paixão da cantora pela música popular brasileira remete à sua infância. “As primeiras cantigas que aprendi foram Tigresa, Odara e Leãozinho, de Caetano Veloso”, relembra.

Em 2005, ela representou Cabo Verde em uma coletânea de uma campanha contra a Aids, que reuniu medalhões como Lenine e Chico Buarque.

Seu grupo de apoio é formado exclusivamente por brasileiros. São eles: Nelson Ferreira (guitarra), Tarcísio Gondim (guitarra), Ricardo Feijão (baixo) e Zé Luiz Nascimento (bateria e percussão).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;