Setecidades Titulo
Defesa Civil evacua 42 casas às pressas em Diadema
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
30/01/2003 | 21:11
Compartilhar notícia


Uma área de risco na avenida dos Signos, na Vila Conceição, em Diadema, foi totalmente interditada no início da tarde desta quinta pela Defesa Civil do município. A chuva causou deslizamento da encosta e o início do desabamento de casas construídas no terreno de aproximadamente 1,8 mil m². Ninguém ficou ferido. Um total de 35 barracos e casas de alvenaria em situação irregular e sete alojamentos de mutuários do CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano), no Jardim Santa Cândida, tiveram de ser evacuados. A remoção das famílias começou às 16h e continuaria durante toda a noite desta quinta e manhã desta sexta.

“Por causa das chuvas, estávamos monitorando o terreno continuamente desde segunda-feira. Ontem (quarta), vimos que a situação estava gravíssima e montamos uma operação com equipes da Habitação e da Defesa Civil para fazer a interdição”, disse o diretor do Departamento de Habitação da Prefeitura de Diadema, Josemundo Dario Queiroz.

Os moradores, que se encontravam na área interditada na Vila Conceição, passaram a tarde à espera de informações da Prefeitura para saber o que poderiam fazer, já que não podiam entrar mais em seus imóveis, sem a autorização da Defesa Civil.

A primeira família removida foi a da dona de casa Rosângela do Nascimento, 24 anos, que morava em dos alojamentos do CDHU com dois filhos. A Prefeitura providenciou o transporte de seus móveis e utensílios domésticos para um novo alojamento na rua Júpiter, no bairro Serraria, onde deverá permanecer por cerca de 12 meses, que é o prazo para o conjunto habitacional ser concluído.

“As casas começaram a rachar ontem (quarta) e ouvi o barulho hoje (quinta), mais ou menos 8h30, quando a casa da frente desabou”, contou ela. Outras famílias se abrigaram em casas de parentes e amigos.

De acordo com Queiroz, outras duas famílias que estavam nos alojamentos do CDHU deverão ser transferidas nesta sexta também para a rua Júpiter. “E as quatro restantes vão para a unidade Sanko, também providenciada pela Prefeitura”, afirmou.

Provisoriamente – O diretor da Habitação disse que as famílias que estão irregularmente na área abaixo dos alojamentos e não têm um local para onde ir terão dois locais provisórios para se instalar. Um fica no centro comunitário do Jardim Santa Cândida, que tem capacidade para 30 pessoas e outro na sala de ginástica da Prefeitura, no bairro Serraria, para 40 pessoas.

Segundo ele, a Vila Conceição é uma das seis do município com monitoramento constante e há dois anos foi loteada irregularmente. Ela deveria ser área verde, uma compensação ambiental do loteamento Rosa Luxemburgo, vizinho ao local.

As outras cinco áreas monitoradas ficam no Embaúva e Carapeba, no bairro Eldorado; Vinícius de Morais, no bairro Casa Grande; Pau do Café, no bairro Promissão; e trechos de alagamentos nos loteamentos Vera Cruz, Naval e da rua do Mar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;