Cultura & Lazer Titulo
Natal em São Caetano começa com música russa
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
06/12/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


A Orquestra Filarmônica de São Caetano abre neste sábado, com um concerto gratuito, os festejos de Natal da cidade. A apresentação, gratuita, será realizada às 19h, na Praça da Figueira - esquina das ruas Visconde de Inhaúma e Nelly Pellegrino, no bairro Nova Gerty.

Para esta celebração, o maestro Antonio Carlos Neves Pinto selecionou um programa que foge do óbvio. Em vez de Quebra-Nozes e outras peças comuns nesta época, optou por levar ao público obras de três autores russos - Dimitri Shostakovitch (1906-1975), Alexander Borodin (1833-1887) e Piotr Ilyitch Tchaikovsky (1840-1893) - e apenas um norte-americano, Leroy Anderson (1908-1975).

De Shostakovich, a orquestra executará a Abertura Festiva. De Borodin, Nas Estepes da Ásia Central, que é uma das mais famosas composições suas. Este ‘esboço sinfônico', escrito em 1880 para celebrar os 25 anos do reinado de Alexandre II, ganhou grande repercussão à época e projetou o nome de Borodin, que dedicou sua criação a Franz Liszt.

A Abertura 1812, de Tchaikosvky, também foi comemorativa. Nikolai Rubinstein, que encomendou a obra, deu ao autor a possibilidade de compô-la para o mesmo aniversário de reinado ou para uma exposição industrial e artística. O resultado foi uma obra de 16 minutos com referências ao exército russo e ao czar, que ele fez de má vontade.

Marcadamente patriótica, esta obviamente não teve o mesmo destino feliz que a de Borodin e permaneceu em um espaço mais ‘acanhado' em toda a obra do compositor. Já de Anderson o público pode esperar por músicas leves e populares, com jeito de trilha sonora.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;