Esportes Titulo
Vento forte apaga a tocha olímpica em Atenas
Do Diário OnLine
Com Agências
31/03/2004 | 17:22
Compartilhar notícia


O vento forte foi responsável por uma 'gafe' na pomposa cerimônia oficial de chegada da tocha olímpica em Atenas, nesta quarta-feira. O fogo se apagou na hora em que o presidente do Comitê Olímpico Grego, Lambis Nicolau, passava o aparato para a presidente do Comitê Organizador dos Jogos (ATHOC), Gianna Angelopulos Daskalaki. Coube a uma atriz caracterizada de deusa grega reacender a tocha na pira olímpica e passá-la a Nicolau, que deu continuidade à cerimônia normalmente.

O fogo, apagado acidentalmente nesta quarta-feira, foi aceso no último dia 25. A cerimônia ocorreu no antigo templo de Hera, em Olímpia - aonde foram celebradas as primeiras Olimpíadas, em 776 a.C..

Mas o incidente provocado pelo vento não apagou a festa promovida com a chegada da tocha a Atenas. A chama que iluminará os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos ficará no histórico estádio Panathinaiko, no qual foram realizadas as primeiras Olimpíadas da era moderna (em 1896).

Após percorrer parte do sul da Grécia, entre Olimpo e Atenas, a tocha chegou de helicóptero às imediações do Panathinaiko. A velocista grega Ekaterini Thanou (medalha de prata nos 100m rasos em Sydney/2000) conduziu a tocha para dentro do estádio. O príncipe Alberto, de Mônaco, também participou do cortejo em solo.

A tocha ficará no Panathinaiko até 4 de junho, quando partirá para Sydney (Austrália), o primeiro destino de sua rota mundial pelos cinco continentes.

Ao todo, a tocha passará pelas mãos de 3,6 mil atletas e percorrerá 78 mil quilômetros. No dia 13 de junho, ela desembarcará no Brasil. Um relógio com a contagem regressiva para a chegada do símbolo está instalado no Rio de Janeiro - única cidade na América do Sul que vai receber a tocha.

No total, 120 atletas brasileiros vão se revezar para carregá-la por 48 quilômetros, em exatas 8h.

Os Jogos Olímpicos de 2004 começam no dia 13 de agosto e terminam no dia 29 do mesmo mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;