Setecidades Titulo
Desinteresse motiva abandono de alunos
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
19/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Quase metade dos jovens de 15 a 17 anos que abandonaram os estudos em 2008, o fez por desinteresse no sistema educacional. O resultado foi apontado em pesquisa coordenada pelo economista Marcelo Néri, do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas, sobre dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O levantamento mostrou que 40,1% dos estudantes desistiram da escola por falta de interesse, e 27,1% saíram para trabalhar. Apenas 10,9% deixaram de estudar por não ter acesso à escola e 21,7% o fizeram por motivos diversos, dentre eles, a gravidez precoce.

A pesquisa fala da realidade de adolescentes como Cleber (nome fictício), 17 anos, que conta ter abandonado a 8ª série em uma escola estadual de Santo André por "falta de vontade de estudar". "Discutia com os professores e arrumava brigas. Como no ano passado eu repeti, resolvi parar." Na tarde da última sexta-feira (17), ele lavava o vidro de carros parados no semáforo da Rua Tamoios, em Santo André, em troca de dinheiro. "Mesmo que eu não tivesse repetido de ano, pararia de estudar para trabalhar."

A professora Silvia Gasparian Colello, da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), diz que o educador não pode ser o único culpado pelo desinteresse da classe estudantil. "A Educação no Brasil é pouco valorizada e o professor é quase engolido pela burocracia, volume de atividades e condições desfavoráveis de trabalho."

A presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), Maria Izabel Azevedo Noronha, endossa o discurso em defesa da classe. Para ela, a progressão continuada tomou a autonomia do professor e o desvalorizou. "Ele é parte importante da engrenagem maior que é a Educação, e não vamos mudar essa realidade se não houver um investimento focado."

O professor Ocimar Munhoz Alavarse, da Faculdade de Educação da USP, lembrou que o desinteresse dos alunos do Ensino Médio pode estar ligado à cultura do ciclo que o entende como uma preparação à universidade. "A maioria não quer ir para a universidade, por isso não vê sentido em frequentar o Ensino Médio."

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;