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Primeiro dia de redução do IPI da linha branca não vale na região
Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
19/04/2009 | 07:00
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No primeiro dia de vigor da redução do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) para produtos de linha branca - geladeira, fogão, máquina de lavar roupa e tanquinho - os consumidores da região que procuraram descontos se decepcionaram.

Grandes redes varejistas com lojas no Grande ABC, como Ponto Frio, Casas Bahia, Magazine Luiza e Coop (Cooperativa de Consumo) ainda não repassaram os descontos.

A fim de estimular o consumo dos eletrodomésticos, que registram queda nas vedas de cerca de 14% no primeiro trimestre, o governo federal diminuiu a arrecadação do IPI. No caso das geladeiras e máquinas de lavar, a redução é de 15% para 5% e de 20% para 10%, respectivamente. Fogões e tanquinhos, antes com alíquotas de 5% e 10%, ficam isentos nos próximos três meses.

A reportagem do Diário percorreu quatro redes varejistas durante a tarde do último sábado (18) e constatou a decepção dos consumidores. "Vim ansiosa comprar uma geladeira e me deparei com os preços iguais aos da semana passada. Além disso, os vendedores não sabem informar corretamente quando passam a vigorar os novos valores", lamentou a professora moradora de Diadema, Fátima Bezerra.

Apesar de não estarem evidentes em cartazes e gôndolas, os consumidores que perguntaram pelo desconto na loja do Ponto Frio tiveram uma boa notícia. "Estamos autorizados a fornecer descontos de 3% para fogões, 10% para máquinas de lavar e 8% para geladeiras e tanquinhos", informou uma vendedora, que completou "mas isso só vale para compras a vista", finalizou.

Na Magazine Luiza, o sistema é parecido. Os consumidores que perguntam pelo desconto são informados que a partir da próxima semana será mais fácil comprar por preços menores, mas para estimular a compra, os vendedores oferecem descontos, que variam de acordo com o produto e marca.

Na Coop, o gerente geral da unidade de Diadema, Nelson Batista de Souza, afirmou que a venda no setor de eletrodomésticos caiu aproximadamente 10% no primeiro trimestre do ano. "A redução deve impulsionar as vendas e esperamos ao mesmo recuperar o percentual perdido", explicou.

O gerente disse que os preços com desconto ainda não estão em vigor, mas a partir da próxima semana os consumidores já vão sentir a diferença no bolso. "Como temos o feriado no meio do caminho, é justificável que as lojas não tenham tido tempo de restabelecer os valores", concluiu.

 




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