Memória Titulo Memória
A italianidade dos Magnani, Negri, Odorici, Pancelli...

Na II Semana São Bernardo 2021, a pesquisa de Alfredo Sabatini descoberta por Fulvio Bechelli: hoje as famílias das iniciais M, N, O e P

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/09/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


ENSAIO HISTÓRICO - V

Pesquisa:

Alfredo Sabatini (em memória)

Divulgação: Fulvio Bechelli

M

Madela, Magagnim (padre), Magnani, Mancuso, Maranesi, Marchi, Marchioni, Marcusi, Margonari, Marin, Marineli, Marotti, Marson, Martinelli, Martin-Bianco, Martin, Masini, Massaropi Massoni, Massolini, Massucato, Massura, Matiuci, Mattei, Mazza, Mazzo, Medici, Meloni, Menegaldo, Meneguel, Menossi, Menucelli, Meuchi, Miele, Mineli, Miolaro, Miraglia, Modolin, Molon, Molto, Montagner, Montanha, Montibeler, Morassi, Moratti, Morelato, Morganti, Mori, Morossi, Mufá e Multon.

N

Navarro (padre) e Negri.

O

Odorici, Oliana, Oliari, Oneda, Ongaro, Ormande e Ortolan.

P

Padovani, Pagani, Pagi, Pageato, Pagetti, Paglis, Pagnato, Pagni, Pagoto, Pancelli, Panegassi, Paneguel, Paschoin, Paronetti, Pasin, Pavan, Pedó, Pedron, Pega, Pelosini, Perigo, Perin, Perupato, Pessoni, Pessotti, Piacentini (padre), Piatto, Picoli, Pigossi, Pinchiari, Pinotti, Pioli, Piquini, Porini (padre), Porino, Presenti, Priorelo e Puglia.

CANTA ITÁLIA

Produção e apresentação: Marquitho Riotto

Edição 133

Hoje, às 20h

Rádio ABC, 1570

Reprise: sábado, às 23h

Homenagem desta audição: Jayro Ramalho, veterano da Simca/Chrysler. 

Produção: Cezar Lívio.

Diário há meio século

Quarta-feira, 1º de setembro de 1971 – ano 13, edição 1628

Diadema – Começa a funcionar hoje (1º de setembro de 1971), a partir das 8h, o Hospital Samcil – Centro Hospitalar do ABCD – à Avenida Piraporinha, 3.800, em Piraporinha.

Prefeitura anuncia: colocará placas em todas as ruas da cidade. 

Nos Jardins Campanário e Santa Terezinha não há luz, água e escola.

Indústria – Maria do Carmo Rodrigues, 19 anos, foi selecionada entre mais de 150 concorrentes para ocupar a profissão de corpo de provas da Valisère, em Santo André. Ela substituirá os chamados ‘manequins mortos’ antigos de madeira.

Em 1º de setembro de...

1901 – A seção Cartas da Itália, do Estadão, assinada por A. Grandis, informa a preocupação com a corrente emigratória para o Brasil: havia muitas reclamações de colonos contra a falta de pagamento de seus salários por parte de fazendeiros.

1916 – Bernardino Beber nasce em São Bernardo. Família de raízes no Grande ABC, sobressaindo-se, entre Santo André e Mauá, o antigo Sertão dos Beber.

1935 – Fundado o Palestra Itália de São Bernardo. 

1951 – Diretório regional da UDN reconhece o diretório do partido em São Caetano, encabeçado por Anacleto Campanella. Entre os integrantes, duas mulheres, Gilda Porto Fagundes e Ofélia Barile.

Encerrado, no Rio de Janeiro, o I Congresso Brasileiro de Folclore, com a presença de nomes como os de Luiz da Câmara Cascudo e Cecília Meirelles. Entre as resoluções, é aprovado o envio de moção à Igreja pedindo a não extinção da Festa do Divino.

1956 – Ferroviários do depósito de locomotivas de Paranapiacaba realizam solenidades, com missa campal, em comemoração ao primeiro aniversário da entronização de imagens sacras no depósito.

n Instituto de Botânica instala um parque ambiental nos últimos restos da floresta das nascentes do Riacho do Ipiranga, no Parque do Estado, a caminho de Diadema: 300 placas identificam árvores, arbustos e plantas.

1971 – Iniciadas em Diadema obras de terraplenagem na Vila Oriental, para a instalação de um novo cemitério.

1986 – Estreava na Rádio Diário AM o programa Academia do Pagode, com Mestre Sabu.

1991 – Uma nova Procissão dos Carroceiros é realizada em São Bernardo, com saída de Rudge Ramos em direção à Matriz da Boa Viagem.

Santos do Dia

Beatriz da Silva Menezes (1424-1490). Fundou a Ordem das Clarisssas da Imaculada Conceição – Monjas Concepcionistas

Josué n Terenciano n Egidio 

Hoje

Início da Semana da Pátria

Dia do Profissional de Educação Física

Dia do Caixeiro Viajante

Municípios Brasileiros

 Em São Paulo, hoje é o aniversário de Mogi das Cruzes, um dos dez mais antigos municípios do Estado, criado em 1611 e que faz divisa com o Grande ABC: de um lado, Taquaruçu, em Mogi das Cruzes; espigão abaixo, Paranapiacaba, em Santo André.

Pelo Brasil, aniversariam: Aliança (Pernambuco); Cana Verde, Ewbank da Câmara, Ipiaçu, Passa Quatro e Serra do Salitre (Minas Gerais); Igaporã e Itiruçu (Bahia); Jardim do Seridó (Rio Grande do Norte); Salto do Céu (Mato Grosso); e Tomé-Açu (Pará).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;