Esportes Titulo
ABC tenta vaga no X-Games
Do Diário do Grande ABC
14/03/2002 | 00:30
Compartilhar notícia


O Grande ABC vai levar atletas para disputar a eliminatória latino-americana do X-Games (competição de esportes radicais), entre os dias 21 e 24, no Rio de Janeiro. É a primeira vez que o Brasil sediará o evento, que preenche as vagas restantes para o 8º X-Games de Verão, que será em agosto, na Filadélfia, nos EUA. Os primeiros lugares são reservados a convidados. Cerca de 200 esportistas devem ir à capital fluminense para competir nas categorias de skate, vertical com bicicleta, patinação in-line agressiva e wakeboarding. A equipe brasileira para os jogos deve ser composta de 12 esportistas.

“O Brasil tem bons atletas. No entanto, falta mais espaço para o desenvolvimento dessa categoria esportiva, apelidada de esporte radical. Em suma, vão muitos norte-americanos e europeus, poucos brasileiros”, disse o overall André Cywinski, de Santo André, que vai às eliminatórias do Rio de Janeiro tentar uma vaga em skate. Ele acredita ser uma vitória participar da eliminatória. “Estou motivado e bem preparado. Mas há apenas uma vaga, pois as outras serão destinadas a convidados” afirmou. André considera o skatista Sandro Dias, mais conhecido como Mineirinho, de Santo André, um dos favoritos para se destacar nos jogos. “Mineirinho deverá ter a vaga garantida, principalmente porque ganhou a eliminatória da Nova Zelândia”. Da região, além de André e Mineirinho, estarão presentes na eliminatória Rodrigo Rosales, Sérgio Negão e Denis Buiú.

Para André Timofezeras, apelidado de Cunhado, de São Bernardo, mas que atualmente mora em São Paulo, “seria um sonho de infância ir disputar os jogos nos EUA”. Campeão de vertical com bicicleta do Record Games (Guarujá), do Z Games (Ibirapuera) e dos Jogos Urbanos (Anhembi), Cunhado treina sempre na half-pipe de São Bernardo. “O único lugar que existe na Grande São Paulo para treinar bike em half pipe é no Paço Municipal de São Bernardo”, disse Cunhado. Também vão à eliminatória do vertical em bicicleta Vanderlei Erasmo, conhecido como Juca Favela (São Bernardo), Mike Davison (Mauá), e Érik (Santo André).

Nas modalidades de patins in-line e wakeboarding, o Grande ABC não terá representantes. Segundo o praticante de wakeboarding Alexandre Bisaneschi, de Santo André, a categoria tem um grande número de adeptos na região, mas não houve classificados na seleção realizada no final da semana passado para disputar as eliminatórias do Rio de Janeiro.

Colaborou Gabriel Batista




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;