Memória Titulo Memória
As 27 horas que a Força Pública ocupou o Grande ABC

Tropas da polícia, em dois grupos distintos, com um efetivo de 3.700 homens...

Ademir Medici
26/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


“Tropas da polícia, em dois grupos distintos, com um efetivo de 3.700 homens, iniciaram uma grande manobra entre o bairro da Saúde e São Bernardo.”

O Estado de S.Paulo, 25-6-1914.

Foi há um século. Os exercícios militares anunciados pelo Estadão e outros jornais da Capital perduraram por 27 horas. As tropas seguiram pelos arredores da sede do município, São Bernardo, alcançando Santo André e Diadema. Aqui acamparam. Chegaram a ser visitadas por uma missão francesa. As tropas foram divididas em dois grupos. Uma das ações: no Rio Pinheiros, simular a destruição de uma ponte.

Autoridades civis e militares acompanharam. Aqui esteve Eloy Chaves, secretário da Justiça e da Força Pública. Mas aquelas manobras não ficaram registradas na memória dos antigos – ou, ao menos, não foram por eles transmitidas às novas gerações.

A memória oral do Grande ABC cita, até com detalhes imaginosos, os reflexos na região das grandes revoluções do século 20, como as de 1924 e 1932. Idem os reflexos entre nós da Segunda Guerra Mundial. Permanecia este vácuo de 1914.

Do noticiário da grande imprensa da época, chegamos à revista A Vida Moderna, publicação ilustrada cuja coleção pode ser consultada no setor de obras raras da Biblioteca Mário de Andrade, na Avenida São Luiz.

A reportagem da revista acompanhou as manobras. Publicou 21 fotos em sua edição de 2-7-1914 – era uma revista semanal. E pelas imagens, é possível observar, 100 anos depois, a geografia regional. Um tesouro que Memória começa a dividir com vocês e que ocupará toda a semana.

Por trás dos homens em ação, longas colinas vazias e/ou ocupadas por capoeiras da legendária Borda do Campo. Fotos inéditas agora recuperadas pela repórter fotográfica Andréa Iseki, com assessoria da bibliotecária Joana Moreno de Andrade, da Mário de Andrade.

O material pode e deve servir como subsídio ao projeto coletivo da Memória do Grande ABC, às vésperas do 13º Congresso de História, Ribeirão Pires 2015.

NOTÍCIA

“Manobras militares. O acampamento na Saúde e em São Bernardo. Correram com todo brilhantismo as manobras da Força Pública do Estado, iniciadas dia 25, ao meio-dia, e terminadas dia 26, às 15h, com o desfile das tropas pela cidade, de volta aos quartéis” (cf. O Estado de S.Paulo, sábado, 27-6-1914).

Amanhã, em Memória

Tropas acampam no Curral Pequeno, hoje espaço urbano de Diadema

Em 26 de outubro de...

1909 – Câmara de São Bernardo aprova o novo Código Municipal, que prevalecerá em toda a região até o dia 6 de outubro de 1923.

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: a Rússia propõe à Itália a entrega dos soldados italianos, súbditos austríacos, feitos prisioneiros na guerra; iminência de uma batalha entre portugueses e alemães na África.

1929 – Salomão Esper nasce em Santa Rita do Passa Quatro (SP). Radialista. Atua há algumas décadas no Grupo Bandeirantes. E atuou nos primeiros tempos da Rádio Clube, de Santo André, sem se desvincular do rádio da Capital.

1954 – Inauguradas as novas instalações do Banco do Comércio e Indústria do Estado de São Paulo em Santo André: Rua Coronel Oliveira Lima, 240-242.

1959 – Morre o jornalista Walter Thomé, líder autonomista de São Caetano e um dos fundadores do Jornal de São Caetano.

1974 – Prefeito Antonio Pezzolo inaugura semáforo eletrônico na Avenida Perimetral, esquina com a Rua Fernando Prestes; e o novo pátio de recolhimento de veículos do DST, em Vila Guiomar.

- Toquinho leva o show Boca da Noite à Metodista.

São Caetano

Hoje, encerramento da Semana da Autonomia, com concerto, às 20h, pela Orquestra Sinfônica, na Matriz Sagrada Família.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 26 de outubro de 1984 – ano 27, nº 5657

Manchete – Em tumulto, Maranhão elege delegados do Colégio Eleitoral

Nacional – Itaipu inicia distribuição de energia.

Ribeirão Pires – Prometida para março de 1985 a capela do Pilar Novo.

Automobilismo (Cley Scholz) – As mulheres querem seu espaço no cross.

Hoje

- Dia do Trabalhador da Construção Civil

- Dia Nacional da Juventude

- Dia Internacional da Cruz Vermelha

- Dia Mundial da Oração para a paz

Santos do dia

- Santo Evaristo. Foi papa na virada do século 1 para o 2. Quarto sucessor de Pedro.

- Boaventura de Potenza

- Flório

- Damião de Finaro

Município Paulista

Cândido Motta. Criado em 1923, quando se separa de Assis. O nome homenageia antigo secretário da Agricultura do Estado. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;