Cultura & Lazer Titulo Para refletir
Negros do Brasil

Espetáculo teatral propõe reflexão sobre realidade dos afrodescendentes no País

Caroline Manchini
09/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Letícia Godoy/Divulgação


O número pode parecer assustador em um primeiro momento. E de fato é. Segundo o Atlas da Violência 2017, publicado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), de cada 100 pessoas que sofrem homicídio no Brasil, 71 são negras.

Essa e outras realidades vivenciadas por negros no País serão abordadas e discutidas no espetáculo documentário Contos Negreiros do Brasil, que será apresentado amanhã, a partir das 20h, no Sesc Santo André.

Dirigida por Fernando Philbert e encenada pelos atores Rodrigo França, Milton Filho e Valéria Monã, a produção baseada no livro Contos Negreiros, (Prêmio Jabuti – 2006), de Marcelino Freire, mostra ao público, antes ou depois de cada cena – sempre de forma reflexiva –, pesquisas e números estatísticos, representando o que, de fato, acontece diariamente com os negros que vivem em terras brasileiras, sejam estudantes, gays, menores infratores, prostitutas ou idosos.

“É importante entender que o Brasil tem sociedade racista e que esse preconceito é estrutural e institucionalizado. A população negra é alvo da violência, portanto, esse assunto é mais do que urgente”, alerta Philbert. “Queremos desmistificar a democracia racial existente e fazer com que as pessoas reflitam sobre o assunto”, inclui França, que, no espetáculo, é responsável por apresentar as estatísticas, definidas por ele como “inquestionáveis”.

Além disso, personagens negros e icônicos da história do Brasil são homenageados durante a narrativa. Entre eles estão os escritores Machado de Assis (1839-1908) e Carolina Maria de Jesus (1914-1977), o engenheiro André Rebouças (1838-1898), a socióloga Virgínia Bicudo (1910-2003) e o jornalista Lima Barreto (1881-1922).

“O grande diferencial desse espetáculo é que ele mostra questões reais. A ideia é fazer com que as pessoas sintam-se tocadas e que saiam do teatro diferentes da forma como entraram”, finaliza França.

Contos Negreiros do Brasil – Teatro. No Sesc Santo André – Rua Tamarutaca, 302. Amanhã, a partir das 20h. Ingressos: de R$ 6 a R$ 20 (www.sescsp.org.br ou na bilheteria da unidade). Classificação: 14 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;