Cultura & Lazer Titulo
Seleção made in Brazil
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
01/10/2011 | 07:15
Compartilhar notícia


A diversidade dos filmes nacionais toma conta da programação cultural de São Bernardo. A cidade recebe a partir de hoje a 30ª edição da Mostra de Cinema Brasileiro, com dezenas de títulos que serão exibidos em telão montado no Teatro Elis Regina (Av. João Firmino, 900. Tel.: 4351-3479) durante o mês. Toda a programação é gratuita e a classificação etária depende de cada filme.

Um dos eventos mais tradicionais do município, o projeto deste ano selecionou dramas, comédias e documentários recentes que chamaram a atenção do público e da crítica quando estiveram em cartaz nas salas cinematográficas - sejam em espaços comerciais ou em locais que também privilegiam o chamado 'cinema de arte'. O objetivo das atividades é valorizar os projetos made in Brazil e que eles possam chegar a um número maior de pessoas.

A produção local também marca presença. Diversos curtas-metragens realizados por diretores do Grande ABC serão responsáveis pela abertura de todas as sessões. Entre o material selecionado estão "Vila São Pedro", de Milton Santos, "No Meio do Caminho" e "A Coisa Aí Fora Tá Feia", do núcleo Corja Filmes, o videoclipe "Os Rios - Banda Eor", assinado por Diaulas Ullysses, e "Os 3 Homens", de Diego Urbaneja.

Quem abre as atividades é o elogiado "Bróder", do cineasta Jeferson De, vencedor de melhor filme no Festival de Cinema de Gramado do ano passado e de outras duas categorias da prestigiada premiação gaúcha. A sessão está programada para começar às 19h30, com a exibição de "Nas Duas Almas", de Vébis Jr. Após a sessão, Jeferson De sobe ao palco do teatro para bate-papo com o público sobre as questões abordadas no drama que envolve o relacionamento e os caminhos seguidos pelos amigos Macu (Caio Blat), Jaiminho (Jonathan Haagensen) e Pibe (Sílvio Guindane) no bairro do Capão Redondo, na Capital paulista.

Longas-metragens como "No Olho da Rua", "As Melhores Coisas do Mundo", "Loki - Arnaldo Baptista", "VIPS" e "Os Famosos e os Duendes da Morte" estão entre as atrações. Workshops voltados para a discussão de roteiros e produção e a palestra "Cinema e Política", ministrada pelo Prof. Dr. Rubens Machado complementam a programação.

CINECLUBES
A Mostra de Cinema Brasileiro também movimenta atividades paralelas nos cineclubes de São Bernardo. Durante todo o mês, as salas irão trazer atividades temáticas em relação aos diferentes gêneros cinematográficos.

O Cineclube Monteiro Lobato (Rua Jurubatuba, 1.415. Tel.: 4330-2888), por exemplo, abre as portas para o pequeno festival "Cinema e Política", que terá exibições às quintas-feiras, sempre às 19h. "Cinema e Literatura" se encontram às sextas-feiras (até o dia 21) no Cineclube Guimarães Rosa (Avenida João Firmino, 900. Tel.: 4351-5422). O "Cinema Nacional Infantil" encontra espaço no salão do Cineclube Manuel Bandeira (Rua Bauru, 21. Tel.: 4336-8305), que terá sessões às quartas-feiras (exceto dia 12), às 14h.

Toda a programação e mais informações sobre a mostra e os cineclubes estão no site oficial da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;