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Quatro mil participam da campanha contra glaucoma
Christiano Carvalho
Da Redaçao
23/07/2000 | 20:24
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Cerca de quatro mil pessoas passaram pelos seis postos de atendimento da campanha de combate ao glaucoma, realizada sábado e domingo em seis das sete cidades da regiao.

Segundo os organizadores, o movimento de domingo foi menor do que o registrado no sábado em razao da chuva, o que fez com que o número ficasse abaixo do esperado, que era de cinco mil.

O laboratório Allergan, que patrocinou a iniciativa, doou os colírios usados para a dilataçao de pupila, necessária para o teste de fundo de olho. Esse procedimento verifica se há destruiçao do nervo óptico, conseqüência da doença, que pode levar à cegueira e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos. Em seguida, o paciente passava pelo exame da lâmpada de fenda para medir a pressao do olho, que, estando acima do padrao, pode caraterizar a presença do glaucoma. Por fim, sendo necessário, um moderno aparelho fazia o mapeamento do campo visual, determinando quais foram as alteraçoes já provocadas na visao pela doença.

A ausência de sintomas faz com que o glaucoma só seja descoberto quando já está em grau avançado. Durante a campanha, 400 portadores foram identificados e encaminhados para consultas no Departamento de Medicina da Fundaçao ABC. Foi o caso do aposentado Dário de Paula, 46 anos, de Santo André, que será submetido a tratamento gratuito.

A professora Maria de Lourdes Raugi, 49 anos, aprovou a iniciativa. "Tenho apenas 50% da visao no olho esquerdo, mas nunca soube a causa. O exame mostrou que a pressao do olho está alta." Ela terá acompanhamento médico para confirmar se é portadora da doença.

O projeto foi uma iniciativa da Faculdade de Medicina da Fundaçao ABC e das secretarias de Saúde dos municípios do Grande ABC, com exceçao de Sao Caetano. Além dos testes para detectar o glaucoma, foram realizadas mediçoes da pressao arterial, freqüência cardíaca e acuidade visual.




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