Setecidades Titulo Infraestrutura
Lixo se acumula nas ruas de São Bernardo

Funcionários da limpeza pública fazem paralisação por reajuste; serviço será retomado hoje

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
26/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Funcionários da SBC Valorização de Resíduos, empresa responsável pela limpeza urbana de São Bernardo, paralisaram os serviços pela segunda vez em uma semana, como forma de reivindicar por melhores salários, o que afetou a coleta de lixo em toda a cidade. Dos 1.200 trabalhadores, 700 – 300 coletores e 400 varredores – cruzaram os braços entre segunda-feira e ontem.

A categoria – não só de São Bernardo, mas de todo o Grande ABC, com exceção de Rio Grande da Serra – reivindica aumento com base na inflação do INPC/IBGE, mais 10% de aumento real, totalizando 15,39%. O pedido é intermediado pelo Siemaco-ABC (Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Manutenção de Áreas Verdes Públicas e Privadas) com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo. A entidade patronal ofertou 10%, o que foi rejeitado em assembléia geral, na sexta-feira.

Hoje, a remuneração mínima total (salários mais benefícios) dos coletores totaliza R$ 1.768,53. Já os varredores recebem R$ 1.472,69.

Apesar do pouco tempo da paralisação, os reflexos foram sentidos. Na extensão das calçadas, sacos de lixo se amontoavam, principalmente nas ruas com grande concentração de comércios, como a Avenida Lucas Nogueira Garcez, Newton Monteiro de Andrade e Avenida Marechal Deodoro, no Centro.

Em alguns bairros, situação ainda mais crítica. Na Avenida Luiz Pequini, Jardim Atlântico e ao final da Rua Amazonas, na Vila São Pedro, o lixo transbordava das lixeiras de uso coletivo e se espalhava pelo chão, atraindo uma porção de moscas-varejeiras e pombos.

A população demonstrou apoio à iniciativa dos coletores de lixo. “É um trabalho muito importante, mas que não é valorizado. Não tiro a razão deles”, argumentou o agente operacional de trânsito Fidel Ramos, 57 anos, que passava pela Avenida Kennedy, ao lado de uma pilha de sacos de lixo.

NEGOCIAÇÃO

Na tarde de hoje, haverá reunião de conciliação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), envolvendo os sindicatos regional e patronal.

Em assembleia realizada ontem, entre os coletores e o Siemaco-ABC, ficou decidido que os serviços de coleta de lixo em São Bernardo serão retomados na manhã de hoje.

A Prefeitura informou que, nos dois dias em que a paralisação durou, foram adotadas medidas para a continuação do serviço, com 15 caminhões e funcionários da Prefeitura. A previsão é que o serviço seja normalizada em todo o município amanhã.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;