Setecidades Titulo Aporte do governo estadual
Rio Grande recebe verba para erguer base da GCM

Equipamento ficará instalado na Vl.Conde e será ponto de apoio para 30 profissionais

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
09/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 O governador do Estado, João Doria (PSDB), oficializou ontem a liberação de R$ 146 mil em recursos para construção da primeira base da GCM (Guarda Civil Municipal) de Rio Grande da Serra. O montante refere-se a emenda parlamentar feita por indicação do deputado estadual Estevam Galvão (DEM), com base eleitoral em Suzano.

De acordo com o prefeito Gabriel Maranhão (sem partido), a base ficará instalada em prédio situado na Avenida José Bello, na Vila Conde. “A estrutura servirá como apoio para agentes da corporação num ponto onde temos o parque linear da cidade. Será um ganho imenso para a segurança”, afirma.

Atualmente única cidade do Grande ABC que não dispõe do serviço, Rio Grande da Serra promete iniciar as atividades da GCM em maio deste ano, no mês de aniversário de 55 anos do município. Ao todo, 30 guardas municipais já foram contratados por meio de concurso público e, no momento, passam por testes psicológicos. A expectativa é a de que, nas próximas semanas, o grupo inicie treinamento em campo.

A medida, segundo Maranhão, vai ao encontro do fortalecimento de ações integradas de segurança pública no Grande ABC. Desde 2014, quando a Lei Federal 13.022 deu à GCM direito ao porte de arma de fogo, mantendo a incumbência de proteção à vida e ao patrimônio público, municípios da região têm fortalecido o trabalho da corporação.

“A GCM fortalecerá o combate às ações de criminosos, voltando a dar a sensação de segurança para nossos moradores”, afirma o prefeito, ao destacar que, no momento, o município articula esforços para adquirir duas viaturas, que serão destinadas à corporação, assim como armamento e munições.

 

CRIMINALIDADE

Conforme dados da SSP (Secretaria da Segurança Pública), no ano passado, Rio Grande da Serra teve queda em praticamente todos os indicadores criminais analisados pelo Estado, com exceção do furto em geral. No período, foram 292 casos, contra 273 registrados no mesmo período de 2017.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;