Cultura & Lazer Titulo
Arte Ofício 2002 discute a paisagem
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
21/10/2002 | 17:54
Compartilhar notícia


Discutir a temática paisagem é a proposta do Arte Ofício 2002 – 3º Circuito de Artes Visuais de São Caetano, atração na Fundarte (Fundação das Artes de São Caetano) em cartaz desta terça a 10 de novembro, com entrada franca. O evento é uma parceria da Fundarte com a Prefeitura local e os Patronos da Cidade das Artes.

A exposição Um Olhar Sobre a Paisagem traz obras assinadas pelos artistas Iole Di Natale, Antonio Carlos Rampazzo, Norberto Stori e Ana Elisa Baptista.

Também estão na lista de expositores os artistas que são orientadores do curso de Artes Visuais da Fundarte: Anete Nascimento, Edmilson Kaloczi, Edvânia Rego, Liliane Santos e Valdo Rechelo.

São apresentadas cinco obras de cada artista. Há, por exemplo, gravuras em metal, pinturas em acrílica e aquarelas (esta, a técnica mais explorada na mostra). “Não são trabalhos inéditos, nem elaborados especialmente para o evento. Os artistas foram convidados por desenvolverem pesquisas sobre a paisagem em suas carreiras”, afirma Valdo Rechelo, expositor, curador da mostra e coordenador de Artes Visuais da Fundarte.

“A preocupação não foi somente apresentar referências estéticas visuais, mas sim um questionamento sobre o local em que vivemos. Por exemplo, hoje fala-se muito em preservação do meio ambiente, mas só se fala em mico-leão e ararinha azul, o que é muito distante da gente. Nós que somos da cidade, antes temos de entender o que nos cerca, a própria cidade, a paisagem urbana”, diz Rechelo.

O Arte Ofício também conta com Gravura Mexicana Contemporânea, outra mostra coletiva, com obras assinadas por 13 artistas mexicanos. “Essa exposição não está ligada ao tema da paisagem, por isso entrou como sala especial. A mostra só foi possível graças a uma parceria da Fundarte com o Consulado do México”, afirma Rechelo.

Além das exposições, o evento reservou cursos com artistas plásticos. No próximo sábado, das 9h às 12h30, Antonio Carlos Rampazzo tratará do tema Arte e Poética Individual – Uma Questão de Espacialização. No mesmo dia, das 13h30 às 17h, Norberto Stori desenvolverá a temática Águas de Março – Interpretações da Paisagem Urbana e Rural. Cada atividade custa R$ 25 (alunos da Fundarte pagam R$ 15).

Os cursos são práticos (o material, como papel e pincéis, serão fornecidos). Para participar, é preciso que o interessado tenha conhecimento dos assuntos. “Não são cursos para ensinar as pessoas a desenhar ou pintar. A idéia é que as atividades façam os participantes refletirem. Por isso, essas pessoas devem estar envolvidas com as respectivas questões”, diz Rechelo.

Um Olhar Sobre a Paisagem e Gravura Mexicana Contemporânea – Exposições do evento Arte Ofício 2002. Na Fundarte – r. Visconde de Inhaúma, 730, São Caetano. Tel.: 4238-3030. De segunda a sexta, das 9h às 21h, e sábados, das 9h às 17h. Entrada franca. Até 10 de novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;