Setecidades Titulo
Preso sai da cadeia com alvará de irmão em R.Pires
Glauco Araújo
Do Diário do Grande ABC
03/10/2003 | 21:06
Compartilhar notícia


O detento David Lima dos Santos, 18 anos, integrante do PCP (Primeiro Comando da Pedreirinha), em Rio Grande da Serra, conseguiu escapar da Cadeia Pública de Ribeirão Pires, depois de enganar o carcereiro. O irmão dele, Wanderson Lima dos Santos, 20, também detido na cadeia, seria libertado na noite de quinta-feira por meio de um alvará de soltura, mas David se antecipou, fingiu ser o irmão e saiu no lugar de Wanderson.

A juíza da 3ª Vara Criminal de Ribeirão Pires, Isabel Cardoso da Cunha Lopes, expediu o alvará para que Wanderson, preso por furto, pudesse responder ao crime em liberdade. O documento chegou à carceragem da cadeia na tarde de quinta-feira. O carcereiro Robson Moraes era o responsável por tirar o detento da cela. Moraes acreditou em David – preso por roubo –, que disse ser ele o beneficiário do alvará. David foi solto por volta das 21h desta sexta-feira, pouco tempo depois de Moraes ter saído do plantão.

O engano só foi descoberto quando Wanderson reclamou da demora para sair da cadeia, pois já estava avisado de que sairia da unidade naquela noite. Os carcereiros que assumiram o plantão seguinte ao de Moraes comunicaram o delegado Cláudio Nomura, o Cepol (Centro de Operações da Polícia Civil), o delegado titular do município, Roberto Borges, e a chefia de investigação.

“Não consegui dormir a noite inteira de tanto pensar em uma forma de encontrar o preso (David). Por sorte, cercamos a residência dele, no bairro Pedreirinha e descobrimos que ele estava preparado para viajar para o estado de Minas Gerais, onde se esconderia. Nós o pegamos quando saía de casa”, disse o chefe de investigação, Eduardo Baccelli.

O delegado Roberto Borges, também diretor da cadeia, deverá instaurar procedimento administrativo interno para apurar as falhas do carcereiro. “Isso não pode acontecer. É muito difícil recuperar um preso que foge dessa forma, mas conseguimos”. Wanderson terá de esperar mais alguns dias para ser libertado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;