Esportes Titulo Na região
Dupla de São Bernardo e Netuno largam na Copinha

Expectativa é que o fato de jogar perto dos torcedores possa fazer a diferença a favor das equipes da região

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
03/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/EC Sçao Bernardo/São Bernardo/Divulgação


Começa hoje para três times do Grande ABC a Copa São Paulo de Juniores. Integrantes do Grupo 22, com sede no Estádio do Baetão, as duas equipes de São Bernardo medem forças com visitantes. O primeiro a entrar em campo é o Cachorrão, que desafia o CSA-AL, às 13h45. Logo depois, às 16h, o Tigre enfrenta o ABC-RN. A poucos quilômetros dali, no Estádio Inamar, em Diadema, o Água Santa larga no torneio contra o Jacobina-BA, também às 13h45. Mais tarde, às 16h, o Atlético-MG pega o Aquidauanense-MS, no complemento da Chave 29. A entrada dos torcedores é gratuita em todas as partidas.

No Cachorrão, o técnico Galego assume que controlar o estado psicológico do elenco é um dos maiores desafios. “Evidentemente que a ansiedade é grande. A espera é maior, porque é contra grande equipe e que conseguiu bons resultados no ano. Só que temos de controlar isso para fazer o que sabemos melhor: jogar futebol”, comentou o treinador, que ainda explicou a responsabilidade de ser time sede de São Bernardo. “A questão de jogar em casa, de ser o time sede, traz responsabilidade maior. E a gente tem de saber absorver isso para não colocar carga excessiva nos atletas. Temos de desfrutar do momento e fazer nosso melhor. Estamos confiantes em conseguir bom resultado”, projetou Galego.

No Tigre, o técnico Cléber Ferreira elogiou o entendimento do elenco sobre seu sistema de jogo. “De maneira geral a equipe vem evoluindo bastante com os treinos. Os atletas sabem a forma como queremos jogar. Ainda precisamos ajustar alguns pontos, mas os nossos jogadores são inteligentes e conhecem a nossa forma de trabalhar”, afirmou o treinador, que espera que a equipe saiba dosar o volume de jogo. “Temos de saber a hora certa de se defender bem posicionado e saber fazer a transição ao ataque de forma coordenada. Saber ter a posse de bola. Não adianta ter velocidade se não tiver organização. Nós conhecemos o Baetão e, de certa forma, isso pode ser um ponto a nosso favor”, analisou.

No Água Santa, a novidade estará fora de campo. De última hora, o clube trocou o técnico Antônio Carlos Papel, que comandou a equipe na Copa Paulista para se preparar para a Copa São Paulo, por Paulo Roberto. Ainda assim a confiança é grande. “Nosso grupo é qualificado e estamos prontos para três finais. Desço com bagagem boa, de experiência que ganhei com o time de cima. Vou procurar passar o que aprendi para os meus companheiros”, comentou o zagueiro Henrique, 19 anos, já integrado ao elenco profissional. 

Corinthians sofre, mas vence a primeira

O Corinthians demorou 31 minutos para deslanchar e vencer o Capital-TO, ontem, na estreia das equipes na Copa São Paulo. O time de Palmas – que em outubro de 2016 mudou de nome, chamava-se Ricanato, como consta no site da Federação Paulista – parecia que causaria grande surpresa, mas perdeu por 3 a 2, no Estádio Novelli Júnior, em Itu.
 

No outro jogo do Grupo 17, o anfitrião Ituano fez 2 a 0 no Sinop-MT e lidera a chave pelo saldo de gols. 


Como era esperado, o Corinthians tentou se impor no início, mas a ansiedade atrapalhava. Do outro lado, os atletas do Capital, visivelmente nervosos, abusavam dos erros. 

Com a dificuldade de o Corinthians abrir o placar, a equipe do Tocantins se animou e por pouco não balançou a rede – o zagueiro Wellington tirou quase em cima da linha – aos 25 minutos.

Logo após o susto, o Timãozinho deslanchou. Aos 30, Roni aproveitou rebote da trave e abriu o placar. Na sequência, Fabrício Oya aumentou a tranquilidade ao fazer o segundo, aos 32, e o terceiro, aos 42.

Melhor tecnicamente, o Corinthians voltou para o segundo tempo com menos intensidade e ainda assim parecia que iria golear. Mas, aos nove minutos, Jorge aproveitou falha do goleiro Diego e diminuiu para o Capital.

O Corinthians desperdiçou várias chances para marcar até que, aos 37, o zagueiro Túlio, de cabeça, fez o segundo dos tocantinenses, dando emoção para os minutos finais. Mas o Corinthians conseguiu segurar a vitória na estreia. 

  

RODADA

O segundo dia da Copinha, hoje, está recheado. Serão 52 jogos espalhados pelo Estado. Os principais destaques são as estreias do São Paulo, que enfrenta o Holanda-AM, às 21h, em Araraquara, pelo Grupo 7, e o Palmeiras, que às 21h30 enfrenta o Galvez-AC, em Capivari, pela Chave 13. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;