Palavra do Leitor Titulo
Em 2013, planejar é preciso

Chegou o fim do ano e não tem época melhor do que esta para fazer balanço e estimular as metas para 2013

Dgabc
30/12/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Chegou o fim do ano e não tem época melhor do que esta para fazer balanço e estimular as metas para 2013. E como planejar estrategicamente a vida pessoal e profissional no próximo ano? Falo aos meus alunos que o planejamento estratégico é uma das áreas de conhecimento mais interessantes pela sua conexão direta com nosso cotidiano. Não se trata de algo distante, etéreo, confinado ao mundo das empresas, em que muitas vezes pensamos ‘puxa, mas quem faz o planejamento estratégico da minha empresa é só presidente e alguns diretores'.

Mesmo que esse seja o caso, e é sim vital entender disso, é muito útil ter boas noções do planejamento e suas ferramentas, pois podemos usá-las nas nossas vidas. Simples assim.

Exemplo disso é a análise SWOT (primeira etapa no planejamento) ou Fofa (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Como um ex-professor me disse, para ser boa, a SWOT deve ser entregue a seu filho de 8 anos e ele sair executando a estratégia! Porque depois de 16 anos descobri que ninguém está preocupado com sua carreira ou sua vida pessoal a não ser você e poucas pessoas, que se conta nos dedos de uma mão.

Precisamos nesse planejamento fazer bom diagnóstico de nossa situação atual, nossas forças e fraquezas, de forma muito franca e imparcial. Mas não podemos fazer plano apenas olhando para dentro. Devemos também analisar o chamado ambiente externo, avaliando desde como a sociedade está se comportando e para onde ela está indo, contemplando até o mercado onde atuamos ou podemos atuar. Precisamos olhar para o mundo e para a nossa esquina. É na junção dessas coisas, no olhar para dentro e para fora, que as empresas, e nós também, desenvolvemos nossos planos.

Chegou 2013. De forma mais simplificada, mas não simplista, boa dica é pensar em o que eu quero ser, o que eu quero ter e o que eu quero fazer em 2013. Coloque literalmente no papel suas metas, com prazos e indicadores de sucesso os mais específicos possíveis. Quer emagrecer? Quantos quilos? Até junho você quer pesar quanto? Daí, é desenvolver os planos táticos (iniciar reeducação alimentar, correr na praia todo dia) e avaliar o desempenho ao longo do tempo. Simples? Nem tanto, mas sabemos que muitas empresas, e pessoas, têm um bom plano, mas a execução...

Feliz 2013 a todos!

Alexandre Caraccio é professor de Marketing e Planejamento Estratégico da Esags.

Palavra do leitor

Boas-Festas
O Diário recebe e retribui votos de Boas-Festas a Netshoes; MHC Brindes Promocionais; Cristiane Batista; Luiz Flávio Gomes; Yachtsman; José Roberto Birolli; Grupo Sada; Edson Luiz Pereira; Ricardo Farid Sarsur; Rui Celso Reali Fragoso Advogados; José Pedro Silva Costa; José Emmanuel Burle Filho, Paulo Rubens Soares Hungria Junior; Denise Ferragi Hungria; Helena Maria Reali Fragoso Petta; Luís Gustavo Casillo Ghideti; Ana Luiza Saad Feres Lima Pompeo; Marcela De Deo Fragoso; Ceres Lima Behmer; Ricardo De Deo Fragoso; Raul Torrão; Bruna Viçossi Portazio; Caio Zaccchello Cury; InfoWay Comunicação; Patrícia Tinonin; Tatiane Cleofe Debei, Daniela Franco Moreno Gomes; Fabíola de Souza; Rayra de Sousa, Instituto a Casa do Jardim; Kátia Carvalho.

Parques
Com relação à matéria ‘Compensação ambiental no Trecho Sul fica na promessa' (Setecidades, dia 28) e ao editorial ‘Natureza à espera', a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) esclarece que não é verdade que os parques Riacho Grande e Billings "não saíram do papel." Sobre o Riacho Grande, a Dersa esclarece que já implantou toda a infraestrutura e concluiu o plano de manejo do local. Para o parque entrar em funcionamento é necessário que o município assuma sua administração e que as desapropriações judiciais sejam concluídas. A Dersa mantém entendimentos desde 2011 com a Prefeitura de São Bernardo para finalizar a entrega do parque. A área possui 183,8 hectares e não 220 hectares como citado na matéria e três acessos com guaritas - dois na Estrada da Pedra Branca e um na Estrada do Montanhão - e não apenas um como afirmam os textos publicados. Além disso, um imóvel foi implantado para sede administrativa. O Parque Riacho Grande é uma unidade de conservação ambiental. Seu objetivo de preservar a fauna e flora já está sendo cumprido. Todas as estruturas existentes no local foram removidas, o terreno foi recuperado e mudas de espécies nativas foram plantadas. Há segurança 24 horas no local para garantir a integridade do parque. Já a implantação do Parque da Billings foi proposta pela Dersa como medida mitigatória ao aterro construído na represa para a auxiliar na fundação de uma ponte. O Município rejeitou a sugestão da companhia e solicitou que os recursos fossem repassados para outras intervenções. Porém, como se trata de mitigação exclusiva, a solução só pode ser aplicada no aterro, não cabendo transferência a outros locais. Vale ressaltar, que todos os estudos de avaliação de impactos ambientais foram realizados e apontaram pela viabilidade do Parque da Billings. Como alternativa para mitigar o impacto, a companhia elaborou um projeto de paisagismo para o local.
Dersa

Nota da Redação: O Diário mantém as informações.

Entulho
Existe um sério problema de lixo e entulho acumulados na Rua Daniel Nunes de Castro, localizada por detrás da Casas Bahia em Piraporinha, Diadema. A calçada fica inteiramente tomada por lixo, impedindo o trânsito de pedestres. Meu marido, de 83 anos, já sofreu várias quedas causadas pela negligência da Prefeitura em relação a esse problema.
Joana Firoka Nambu
Diadema




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;