Memória Titulo Memória
E os soldados chegam à Rua Marechal Deodoro
Ademir Medici
18/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Professor José de Souza Martins envia à Memória esta foto simplesmente genial, com o seguinte bilhete: “Mando-lhe, em anexo, reprodução de uma página da revista A Cigarra, de 1917, com fotografia de um Tiro de Guerra de São Paulo, em marcha para Santos, que parou em São Bernardo para descansar”.

Dá para destacar alguns pontos da foto:

1 – O trecho é o que vai da Rua Dr. Flaquer à Rua Municipal.

2 – À direita, o muro e o casarão. Ali está hoje a Praça Lauro Gomes. O casarão pertenceu ao alferes Francisco Martins Bonilha, homem poderoso do Grande ABC no século 19, que chegou a recepcionar, no local, Dom Pedro I.

3 – Foi no casarão que se instalou o Município de São Bernardo, em 1890. O imóvel passou a ser a sede da Intendência Municipal. E o ‘Municipal’ daria origem ao nome da rua que ali começa.

4 – Em 1917, a Rua Marechal Deodoro era de terra batida. A pavimentação, em paralelepípedos, viria apenas no governo do prefeito Armando Setti, que assumiu no início da República Nova (1930).

5 – Já havia energia elétrica na Vila de São Bernardo em 1917, recentemente instalada. Mas não se observam os postes da velha Companhia Telefônica Brasileira, que ficavam à direita: grandes toras que acompanhavam toda a antiga Estrada do Vergueiro, de São Paulo a Santos, cortando Rudge Ramos, Centro de São Bernardo, Rio (Riacho) Grande e seguindo pela Estrada Velha do Mar.

6 – Observem na paisagem das casas baixas o prédio da antiga Câmara, das sessões legislativas da República Velha e do breve período da Reconstitucionalização, entre 1936 e 1937.

7 – Na velha Câmara funciona hoje a Câmara de Cultura Antonino Assumpção. Ali o próprio José de Souza Martins proferiu palestra sobre música caipira. E os órgãos de memória da cidade montaram uma exposição de fotos da própria Rua Marechal Deodoro. Imperdível.

Exposição: Marechal, por onde a vida passa

Local: Câmara de Cultura Antonino Assumpção

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 1.325 – São Bernardo

Telefone: 4125-0054

Quando: até 31 de janeiro, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 19h; aos sábados, das 9h às 14h

Em caravana

Texto: Enio Campoi (*)

Na Scania, meu gerente era o Fernão Salles de Carvalho, que tinha vindo de multinacionais. Passei a atuar na área de imprensa e RP. Jordão achava que eu tinha muita sensibilidade para elaborar notícias e atender visitantes. Lá criamos uma revista chamada Rei da Estrada, que existe até hoje e é uma das melhores publicações internas da indústria automobilística.

(*) Enio Campoi é jornalista. Natural de São Caetano, mantém há 40 anos a agência Mecânica de Comunicação, especializada em automobilismo

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 18 de janeiro de 1984 – Ano 26, nº 5420

Manchete – Novo plano do BNH reduz as prestações em 15%

Movimento Sindical – Tumultos e clima tenso na eleição para renovação da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano. Clima de guerra entre as duas chapas. Votam 7.876 associados. José Lins Pereira, candidato à reeleição pela Chapa 1; José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do Lula, pela oposição.

Mauá – Moradores do Jardim Zaíra formam comissão de combate a enchentes do Córrego Corumbê.

Basquete Masculino – Ontem, na Capital: Corinthians 86, Sírio 78. E o basquete corintiano é campeão paulista.

Música – The Jet Blacks, a festa de arromba continua.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Viagem no tempo, com Marcelo Duarte e Aparecido Lopes. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Música, fotografias, “notícias no tempo”. Dos altos do Jardim Alvorada, em Santo André.

Estadão AM (700) e FM (92,9) – Estadão Acervo – Em pauta, os 460 anos de São Paulo. Curiosidades sobre nomes de ruas e avenidas da cidade. A história do urbanista Prestes Maia, considerado o melhor prefeito que São Paulo já teve. Músicas que falam da maior metrópole do País. Apresentação: Geraldo Nunes; produção: Valéria Rambaldi. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

Rádio ABC (1570) – Causas Nobres. Entrevista com o diácono Franco, criador e diretor do Recanto da Esperança Dom Décio Pereira, de Santo André. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje ao meio-dia.

Trianon AM (740) – Universal AM de Santos (810) – Hoje: pianista Eddy Duchin; cantores Blossom Dearie e Johnny Hartman; amanhã: Sammy Davis Jr, dançarino, sapateador, ator e cantor. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br.

Rádio USP (FM 93,7) – USP Especiais. Produção e apresentação: Cido Tavares. Hoje, às 20h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. A aniversariante São Paulo (segundo de uma série de três programas). Nesta audição, dois prefeitos: Prestes Maia e Jânio Quadros. E mais: Blota Junior, Paulo Bonfim, Inezita Barroso, Tom Zé, Salomão Ésper, Paulo Vanzoline e Demônios da Garoa. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

SANTOS DO DIA

 

Amâncio; Beatriz de Vicência, fundadora de um mosteiro em Ferrara, Itália, no século 13; Regina Prottmann; Prisca ou Priscila, mártir aos 13 anos, aleceu em Roma, no século 1;

Liberato, italiano, viveu no século 13. Pertencia a nobre família, mas a tudo abandonou para seguir a vida religiosa.

 

EM 18 DE JANEIRO DE...

1894 – Virgínia Corazza Ritucci, a dona Nena, nasce em Veneza. Viveu durante mais de 100 anos em São Bernardo. Lavou roupa no Córrego dos Meninos.

1954 – São Paulo comemora o Dia do Cronista Carnavalesco. Homenageados os cronistas da velha guarda paulistana: João Turco, José Marcílio, Bernardo Brandão e Cristovão Torres. E visitados os túmulos dos cronistas Chico Sá (Zé Tramela), Olinto de Castro (El Bueno) e Francisco Synesio da Silva (Dragão).

1969 – Choque de trens entre Paranapiacaba e Piaçaguera, no Alto da Serra, provoca duas mortes.

HOJE

Dia Internacional do Riso.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ

Olga Antunes de Castro, 87. Natural de Tietê (SP). Dia 14. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

Virginia dos Santos Gracio, 78. Natural de Avai (SP). Dia 15. Memorial Jardim Santo André.

Rosa Zacarias Camargo, 61. Natural de Nanuque (MG). Dia 13. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Luciene Maria da Silva, 41. Natural de Tuparetama (PE). Diarista. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Danilo Bezerra Molina, 22. Natural de São Bernardo. Motoboy. Dia 14. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

SÃO BERNARDO

Mafalda Alves Marcelo, 83. Natural de Santo André. Dia 7. Cemitério de Vila Euclides.

SÃO CAETANO

Laerte Fabio, 75. Natural de Catanduva (SP). Dia 10. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

DIADEMA

Ana de Jesus Vieira, 63. Natural de Piatã (BA). Dia 14. Cemitério Municipal.

MAUÁ

Irma Daniel Amâncio, 85. Natural de Cosmópolis (SP). Dia 10. Vale dos Pinheirais.

José Carlos Ferreira da Silva, 53. Natural de Custódia (PE). Dia 13. Cemitério Santa Lídia.

Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;