Setecidades Titulo São Bernardo
Vazamento de nafta atinge Represa Billings

Transpetro apura as causas do vazamento no km 27 da Anchieta

Guilherme Monfardini
Especial para o Diário
04/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Vazamento de nafta no km 27 da Rodovia Anchieta, na altura do Riacho Grande, em São Bernardo, atingiu a Represa Billings no início da tarde de ontem. Inicialmente, pensou-se que se tratava de gás, o que assustou moradores, mas a Transpetro, empresa do grupo Petrobras, confirmou que era nafta, um derivado do petróleo usado na indústria. O produto é transportado por dutos de Cubatão, no Litoral, para indústrias da Capital e do Grande ABC.

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) afirmou ter sobrevoado a represa e confirmado traços do produto na água, tecnicamente chamados de iridiscências. A companhia disse que não foi registrada mortandade de peixes, por enquanto, mas que será feito monitoramento.

A Transpetro afirma que uma pequena quantidade de nafta atingiu a represa, mas que será naturalmente dissipada pela água. "Desde quinta-feira sentimos cheiro forte. Hoje (ontem) os bombeiros e policiais vieram aqui e, junto com engenheiros da Petrobras, acabaram com o vazamento", disse o aposentado Hermínio Costa, 69 anos.

A equipe do Diário esteve no local e sentiu um cheiro muito forte de combustível mesmo após o vazamento ter sido controlado.

O Corpo de Bombeiros garantiu que a quantidade que vazou foi pequena, e que não havia riscos de explosões. Mesmo assim, foi jogada espuma química sobre o nafta para evitar problemas.
O tráfego na Rodovia Anchieta não foi interrompido, e os carros estavam passando normalmente, apenas reduzindo a velocidade devido à curiosidade.

A Transpetro informou que as causas do vazamento ainda estão sendo apuradas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;