Memória Titulo
Ruas tão parecidas? Jung explica
Ademir Medici
08/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 Há muitos anos não vou ao Centro de São Caetano. Tive a impressão de que a rua fotografada na edição de hoje (sexta-feira, dia 5, Pela Francisco Matarazzo) é a Rua Santa Catarina. Trabalhei no Sesi que funcionava na mencionada rua, nº 25, por 21 anos.

Será que estou tão gagá assim? Alterar minhas memórias do passado. A esse fenômeno, Jung (*) chamou “criptomnésia”, a tendência que todos temos de alterar a memória.

De uma mensagem, sempre bem-humorada, do nosso mestre e orientador Alexandre Takara.

(*) Carl Gustav Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, arquétipos e o inconsciente coletivo.

Pois é, professor Takara, esta série da Semana São Caetano 2016 tem rendido bons comentários. Afinal, falamos de algo muito próximo de nós. O que são 42 anos na história, já que as fotos são de 1974.

Às vezes publicamos uma foto centenária, ou mesmo do século 19, imaginando que haverá uma grande repercussão. Que nada! O jornalismo explica: o que chama a atenção é a proximidade.

Um professor nosso na Cásper Líbero, lá pelos anos 1970, dizia que a Guerra do Vietnã chamava menos a atenção do que um buraco na nossa rua. É o presente caso.

As fotos do Ricardo Hernandes mostram a mesma configuração urbanística da São Caetano de hoje, mas os veículos são diferentes, as lojas são outras, os prédios sofreram mudanças, há detalhes diferenciados. Ah, os detalhes.

O povo que viveu a São Caetano dos anos 1970 tem a sua atenção despertada. Quem sabe faremos o mesmo com São Bernardo, a próxima cidade do Grande ABC a aniversariar. Só esperamos encontrar um orientador em São Bernardo como o Narciso Ferrari em São Caetano – Beltran e Rita, que falta vocês fazem!

A propósito, Narciso, o que dizer dessas duas outras imagens clicadas pelo querido amigo Ricardo?

Saída da Avenida Senador Roberto Simonsen (antiga Rua Santo Antonio) e entrada na Rua Baraldi. Observa-se o prédio da Justiça do Trabalho e o escritório do Dr. Hertz.

O ônibus vai saindo da Rua Baraldi dobrando para a Rua Manoel Coelho. Observam-se a Loja 3 Irmãos (hoje Kalunga), mercado Peg Fácil (atual Joanin), prédio construído pela firma Horson (Braido e Nelson), Cine Lido e lojas. Do lado esquerdo, a Caixa Econômica Federal, conforme a placa. No fim na rua, no horizonte, chega-se ao Hospital São Caetano.

 

Diário há 30 anos...

Sexta-feira, 8 de agosto de 1986 – ano 29, edição 6206

Manchete – Receita retém 903 mil restituições do Imposto de Renda

Telefones – Proibição de venda desagrada corretores.

Movimento Sindical – Cresce o número de metalúrgicos em greve.

Música – O urbano e o rural no som de Zé Geraldo no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo.

Polícia – Execução de balconista comprova violência na região: crime ocorreu no Jardim União, em Diadema.

 

Em 8 de agosto de...

1916 - Augusta Bisognini nasce na Linha Rio Grande (hoje Distrito de Riacho Grande), em São Bernardo. Uma história centenária a ser celebrada hoje no seio de sua família.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ruptura de relações entre os socialistas franceses e alemães.

1921 - Inauguradas as Escolas Reunidas de Ribeirão Pires.

1936 – Prefeito interino de São Bernardo, Generoso Alves de Siqueira assina o ato 225, abrindo crédito especial de 10 contos e 500 mil réis para a conclusão do muro do cemitério do Distrito de Mauá.

1961 – Tem início, na Escola Rui Barbosa, em São Paulo, um curso gratuito de taquigrafia, oferecido pelo jornal News Seller, antecessor do Diário.

1976 – Aberto o Campeonato Paulista de Motonáutica, em Riacho Grande.

2011 – A Prefeitura de São Bernardo inaugura o Centro de Equoterapia Governador Mário Covas

 

Santos do Dia:

  • São Domingos de Gusmão (1170 – 1221). Fundou a Ordem dos Frades Predicadores ou Dominicanos, os ‘Irmãos Pregadores’. Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CssR

  • Emiliano

  • Miro

 

Municípios paulistas

Aniversariam hoje: Alvilândia e Votuporanga.

Alvilândia. Criado com o nome de Vila Couto em 8 de agosto de 1934. Recebeu o atual nome em 1959, quando se torna município, separando-se de Garça.

Votuporanga. Núcleo criado em 8 de agosto de 1937. Elevado a município em 1945, ao se separar de Tanabi. O nome significa ‘Brisa Agradável’.

 

Municípios brasileiros

Celebram seus aniversários em 8 de agosto: Campo Maior (Piauí), Conceição dos Ouros (Minas Gerais), Morro do Chapéu (Bahia), Nova Trento (Santa Catarina) Muritiba (Bahia), Pio IX (Piauí), Paracambi (Rio de Janeiro) e Pedra (Pernambuco).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;