Setecidades Titulo
Ribeirão Preto irá adotar modelo de UPA da região
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
07/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (DEM), visitou no começo da tarde de ontem as instalações da recém-inaugurada UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila São Pedro, em São Bernardo, e definiu que irá adotar a estrutura como modelo para equipamento semelhante que pretende construir no Interior. A unidade foi mostrada à Dárcy pelo prefeito em exercício de São Bernardo, Frank Aguiar (PTB).

A UPA de São Bernardo é a primeira unidade do modelo erguida no Estado e foi aberta no dia 29, em cerimônia que contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O serviço do posto tem por objetivo estabilizar o quadro clínico dos pacientes, definir diagnóstico adequado e analisar a necessidade de transferi-los ou não para a unidade hospitalar especializada.

Entre outros tratamentos, o local oferece atendimento 24 horas para emergências de baixa e média intensidade, como casos de enfarto, AVC (Acidente Vascular Cerebral), problemas de pressão, traumas e queimaduras.

Os diversos setores que garantem o funcionamento do equipamento em São Bernardo agradaram a prefeita de Ribeirão Preto.

Dárcy Vera destacou a agilidade no atendimento, que privilegia pacientes de acordo com o a classificação de risco e a gravidade da enfermidade.

"Não conhecia a estrutura física de uma UPA. É um novo conceito, que possibilita mais atendimentos e resoluções dos casos de saúde", afirmou.

A visita serviu para que a prefeita eliminasse uma dúvida quanto ao tipo de construção, se de alvenaria ou de estrutura pré-moldada.

Pela rapidez de poder erguer o prédio em apenas 40 dias, a prefeita informou que irá optar pelo pré-moldado, como em São Bernardo.

Segundo Dárcy Vera, o município dispõe de um terreno em um das principais avenidas de Ribeirão Preto para construir a UPA. "A verba foi liberada pelo governo federal. Pretendemos lançar a licitação entre o final de fevereiro e o início de março", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;