Memória Titulo
Paisagismo. A aproximação do 2012. O 10º Congresso

História - Lembrando: Largo do Governo foi o primitivo nome da Praça Lauro Gomes, algo que vem do tempo colonial.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/01/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


História - Lembrando: Largo do Governo foi o primitivo nome da Praça Lauro Gomes, algo que vem do tempo colonial. Ali ficava o casarão de Francisco Martins Bonilha, sede do governo. Rua Municipal, que nasce na praça, é uma referência à Intendência Municipal, hoje seria Prefeitura Municipal. Infelizmente, o casarão do Bonilha foi demolido para a construção da Praça Lauro Gomes. Poderia ter sido preservado. Seria hoje um tesouro. Lauro cuidou das árvores, mas feriu de morte a história municipal.

200 anos - E atenção memorialistas: o ano de 2012 se aproxima. Será uma data histórica. Marcará os 200 anos da criação da Freguesia de São Bernardo, semente do atual Grande ABC. É tempo de pensar em grandes celebrações, de preferência com publicações, CDSs, museus de rua, trabalhos acadêmicos, jornalísticos, escolares...

Congresso de História- Está no calendário: 2009 é o ano do 10º Congresso de História do Grande ABC. Pela escala, São Caetano deverá promovê-lo. Com a virada política municipal, o tema vai caindo num preocupante esquecimento. É preciso tocar no assunto, sem medo, de cara limpa. E o tema dos 200 anos da formalização do Grande ABC candidata-se a ser o tema central do Congresso, pelo menos na cabeça de quem produz e escreve essa coluna Memória.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 28 de janeiro de 1979

Manchete - Papa define metas para a Igreja ao abrir 3ª Celam

Trabalho & Politica - Para metalúrgicos reunidos em Lins, PT só virá com muita luta (Valdenízio Petrolli, enviado especial).

Ciência & Ficção - Walker da Costa Barbosa, promotor público de São Bernardo, escreve livro sobre discos voadores.

Especial - De Manaus, Denise Abraham focaliza a cidade de Nova Olinda do Norte, abandonada. Ali, em 1953, brotou a idéia da exploração petrolífera, no auge do "petróleo é nosso". Depois...

Editorial - Procura-se o culpado pela poluição.

EM 28 DE JANEIRO DE...

1924 - Guilherme Primo Vidotto, poeta e memorialista, nasce em Monte Alto (SP). Veio para Mauá em 1940. Aqui foi vice-prefeito e vereador, e ao lado deste repórter recebeu o título de Cidadão Mauaense.

2004 - Parmalat no Brasil pede concordata.

HOJE

Dia do Comércio Exterior. Dia do Portuário. Dia da Abertura dos Portos.

SANTOS DO DIA

Gonçalo do Amarante, Leônidas, Pedro Nolasco e Tomás de Aquino.
Tomás de Aquino (1225-1274). Doutor da Igreja. Da sua obra, mais de 100 títulos. Duas delas: Suma contra os gentios e Suma Teológica. Lecionou na Universidade de Paris.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;