Política Titulo
Opinião de Lula sobre golpismo é endossada por líderes do PT
11/12/2005 | 08:03
Compartilhar notícia


Lideranças petistas endossaram sábado a afirmação feita na sexta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que setores da oposição estão praticando "golpismo" contra seu governo. "Há setores da oposição que são responsáveis e democráticos, mas é evidente que há setores golpistas", acusou o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante.

Para o senador, o fato de nos últimos 60 anos apenas três presidentes eleitos terem conseguido cumprir o mandato indica como "a vocação golpista das elites sempre esteve presente" no cenário político nacional.

O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Henrique Fontana (RS), também saiu em defesa do presidente da República ao afirmar quo o fato de alguns partidos de oposição terem cogitado o impeachment indica uma atitude golpista. "Setores da oposição pensaram em golpe sim, ao cogitar o impeachment", afirmou Fontana. Ele disse que a estratégia da oposição tem sido a de misturar denúncias que tem alguma consistência com denúncia totalmente inconsistentes.

Ele criticou também a postura da oposição em utilizar a votação do Orçamento da 2006 como instrumento de barganha e concluiu que é a oposição que tem sido "desequilibrada" no trato com o presidente. Sábado, em resposta às declarações de Lula, o líder do PSDB na Câmara, deputado Alberto Goldman, afirmou que Lula começava a "perder o equilíbrio".

Já o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) foi mais ameno em relação a acusação de golpismo. "Em algumas ocasiões a oposição tem exagerado na fórmula que tem agido, mas não creio em atitude, até agora, para derrubar o presidente", afirmou Suplicy. "Acho que ainda não há este clima que aconteceu na Venezuela", acrescentou o senador petista, referindo-se ao golpe sofrido em abril de 2002 pelo presidente venezuelano Hugo Chavez, citado sábado por Lula.

Os três parlamentares participaram sábado, em São Paulo, da primeira reunião do diretório nacional do PT desde que a nova direção assumiu o partido. Ricardo Berzoini, presidente do partido, comandou o encontro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;