Política Titulo Prazo
Cidadania opta por federação partidária

Legenda deve unir forças com PSDB ou Podemos para disputar as eleições de outubro

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
21/01/2022 | 08:01
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A executiva nacional do Cidadania aprovou internamente na noite de quarta-feira, por 17 votos a três, a possibilidade de formar federação partidária para disputar as eleições de outubro. A sigla criou comissão, que é integrada pelo deputado federal Alex Manente, líder da bancada na Câmara e com domicílio eleitoral em São Bernardo, para fechar aliança. Há conversas com PSDB e Podemos.

"Nossa expectativa é que na próxima semana avancem as tratativas, que já ocorrem. Agora é chegar no momento final", disse Alex, que, junto com a bancada do Cidadania, recebeu em seu apartamento no Distrito Federal os presidenciáveis João Doria (PSDB), governador paulista, e Sergio Moro (Podemos), ex-juiz e ex-ministro da Justiça. Prazo para o registro dos grupos partidários se encerra em 2 de abril.

A federação é novo mecanismo de união entre partidos, regulamentado em dezembro pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Trata-se de alternativa à fusão entre legendas depois que as coligações foram proibidas e fragilizaram as agremiações menores, pois, em 2018 a cláusula de barreiras limitou repasses do fundo eleitoral a quem não obtivesse um mínimo de votos para a Câmara Federal.

Com a deliberação de quarta-feira, o partido deve abandonar o plano original de lançar à Presidência o senador Alessandro Viana. Alex informou que a mudança de rota não conflita com as diretrizes da agremiação para o pleito de outubro. "O Cidadania sempre defendeu candidaturas da terceira via, que incluem Moro e Doria. Sempre foi isso."

Alex declarou que as tratativas estão mais avançadas com os tucanos. "A conversa com o PSDB está adiantada. O Doria está diretamente envolvido, o Rodrigo Garcia (vice-governador paulista e pré-candidato a governador) está diretamente envolvido". O deputado federal, todavia, não cravou o destino do Cidadania.

Ele já dialogou com os presidentes nacionais dos dois partidos,PSDB e Podemos, respectivamente Bruno Araújo e Renata Abreu. Alex disse acreditar que o posicionamento de sua legenda esteja definido, e anunciado, até 1º de fevereiro, já que existe série de procedimentos burocráticos que precisam ser realizados para a formalização da federação.

"Está se construindo essa convergência em todos os Estados para que a federação seja feita da melhor maneira possível. Acaba sendo um novo partido. Tem de criar executiva, estatuto. Esse é o processo que começa a partir do desenrolar das divergências que ainda existem em determinados pontos em alguns Estados", detalhou Alex.

Ao confirmar a opção por uma federação, oCidadania segue caminho adiantado por Renata Abreu em recente entrevista concedida ao Diário.

Alex, que batalhou muito pela candidatura de Moro, afirmou que sua atuação sempre foi no sentido de impedir a reeleição do atual presidente e a volta do ex-mandatário do PT. "O que queremos é trabalhar para unificar todas as candidaturas de terceira via, para ser capaz de tirar o (Jair) Bolsonaro (PL) e (o ex-presidente) Lula da polarização."
(Colaborou Wilson Moço)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;