Memória Titulo COLUNA
O Carnaval no início da Segunda Guerra

Um Pierrô apaixonado no Carnaval de 1937

Ademir Medici
05/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


“Em 1966, dia 3 de agosto, num batuque de mesa sem os menores horizontes, entre um samba e outro, o professor Mario Augusto Leão, o boxeador Rubão – Rubens de Oliveira – e os falados Lazinho, Giba, Darci e Delém fundaram a Escola de Samba Unidos de Camilópolis, em Santo André.”
Cf. Diário do Grande ABC, 15-1-1969.

***

Os bailes carnavalescos dominaram toda a região em 1939, ano em que foi iniciada a Segunda Guerra Mundial. Houve baile no Grêmio Recreativo de Ribeirão Pires, na Associação Atlética Industrial de Mauá, no cinema de Francisco Miele em São Bernardo.

O Palestra de São Bernardo realizou baile na Sociedade Italiana, sob a presidência de Alfredo Scarpelli.

Em Santo André, o Clube Atlético Rhodia apresentou seus bailes no Teatro Carlos Gomes e o tema da ornamentação do salão foi Branca de Neve e Os Sete Anões.

O Primeiro de Maio trouxe o jazz-band Wally, de São Paulo, e instalou “potente microfone com poderoso alt-falants”.

O Corinthians FC também promoveu bailes. Idem o São Caetano Esporte Clube.

Nas frisas do Cine-Teatro Carlos Gomes, já na Rua Senador Flaquer, podiam ser vistos, em postos de honra, Tonico e Juquinha Flaquer, engenheiro Emilio Cordes e Ulysses Pinheiro, presidente da Associação Comercial e Industrial. A Banda Lyra animou os bailes.

LEMBRANÇA

Os salões eram decorados com flores naturais. Disse à Memória uma das moças da foto, Medina Leardini: “Eu não perdia um Carnaval do Industrial. Dançava os quatro dias e não sentia canseira”.

Era 1937. Uma das marchas em moda era Pierrô Apaixonado (Noel Rosa e Heitor dos Prazeres, a grande campeã de 1936), tocada até hoje no rádio, em programas de memória como os de Milton Parron.

QUARESMA

A Terça-Feira Gorda avançava a madrugada da Quarta-Feira de Cinzas. Começava a Quaresma. Já não se ouviam músicas de Carnaval no rádio. O Carnaval passou. Agora era aguardar a Semana Santa. Respeitosamente.

DÁRCIO LEARDINI

O conhecemos quando da elaboração do livro De Pilar a Mauá, na década de 1980. Neste Carnaval 2019, Dárcio ajudou novamente Memória a manter o espírito carnavalesco neste Grande ABC em eterna transformação. Fotos devidamente preservadas pelo Banco de Dados do Diário.

Sendo assim, até o Carnaval 2020...

Interação com Facebook
 

‘O aluno que sabia tudo sobre C. A.’

Entre os colegas do antigo colégio não creio que tenha havido nenhum tão promissor como o F. Era o maior conhecedor, vivo e em cores, de Castro Alves.

Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 5 de março de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Domingo, 5 de março de 1989 – ano 31, edição 7005

Manchete – (Orestes) Quércia (governador do Estado de São Paulo) sai do páreo; Ulysses (Guimarães, presidente da Câmara Federal) teme ser traído
PMDB preparava-se para escolher seu candidato à Presidência da República.
São Caetano – O prefeito Luiz Tortorello inaugurou ontem o Espaço Verde Chico Mendes, localizado no antigo Buracão da Cerâmica.
Movimento Sindical – Deputado federal Mendes Botelho, de Santo André, reeleito, pela terceira vez, presidente do Sindicato dos Ferroviários de São Paulo.
Comportamento – Produtos naturais, um mercado em alta na região.

Em 5 de março de...

1854 – Domingos Zampol, patriarca da família em Ribeirão Pires, nasce na Itália.
1914 – Lei municipal número 167 anula a cláusula do contrato de 21 de agosto de 1912, firmado pela Companhia Melhoramentos de São Caetano, no que concerne à linha de bondes e outros veículos.
1919 – Chuva prejudica o último dia do Carnaval.

Em São Paulo, os Argonautas vencem o Carnaval, superando o rival Fenianos. E houve o maior quebra-pau no Restaurante Spadoni, no Largo do Paiçandu. Desordem provocada pela premiação de Carnaval.

Encontram-se, no estabelecimento, componentes dos dois blocos. Voam garrafadas, pratos, cadeiras. Um garçom fere-se com gravidade, outros feridos saem correndo com a chegada da Polícia.

1969 – Diário do Grande ABC firma contrato com a AJB (Agência Jornal do Brasil).
- Luis Alesina eleito presidente da Associação Comercial e Industrial de Mauá.
- Prefeitura de Mauá contrata o Instituto Cartográfico Castiglioni a fim de elaborar plantas de levantamento aerofotogramétrico.

Santo do Dia

- João José da Cruz (1654-1734). Franciscano italiano.

Hoje

- Dia do Filatelista Brasileiro
- Dia Nacional da Música Clássica

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 5 de março:
- Em São Paulo, Ilha Comprida, Lourdes e Ribeirão Bonito
- No Rio de Janeiro, Bom Jardim
- Em Santa Catarina, Bom Jardim da Serra
- No Rio Grande do Norte, Caraúbas
- Em Minas Gerais, Couto de Magalhães de Minas

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;