Esportes Titulo Pequim
Documentos de ginastas chinesas parecem OK, diz COI
Da AFP
24/08/2008 | 03:30
Compartilhar notícia


Os documentos que a China apresentou para provar que suas ginastas têm 16 anos parecem ser verdadeiros à primeira vista, segundo declarou neste domingo, último dia dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Jacques Rogge.

A China foi acusada de não ter respeitado as regras que estabelecem a idade mínima de 16 anos para que ginastas possam participar dos Jogos.

As suspeitas recaem sobre as ginastas He Kexin, Jiang Yuyuan, Li Shanshan, Deng Linlin e Yang Yilin. O COI pediu que uma investigação fosse realizada pela FIG (Federação Internacional de Ginástica).

A FIG marcou uma reunião extraordinária para estudar a questão, e a China apresentou como defesa a documentação de credenciamento das atletas. Segundo Rogge, os documentos parecem, a princípio, estar em ordem.

"Soubemos dessas acusações pela imprensa e levamos o assunto muito a sério. Pedimos à federação internacional que organizasse sua própria investigação", explicou Rogge em uma entrevista coletiva de encerramento dos Jogos.

"A questão é responsabilidade da federação, não do COI, mas nós a consideramos muito séria. A federação internacional solicitou todo tipo de documentos, como livros de família e registros escolares, e foi o que recebemos", relatou.

"À primeira vista tudo parece estar em ordem. Mas a FIG quer estudar os documentos, sobretudo porque estão em chinês. O COI será informado assim que a federação chegar a alguma conclusão", afirmou o presidente do comitê internacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;