Setecidades Titulo Clima
Sudeste terá fortes chuvas só em janeiro do próximo ano

O mesmo não deve ocorrer nos meses seguintes, de acordo com a Climatempo

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
11/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


As aguardadas chuvas de verão para amenizar a crise hídrica na região Sudeste cairão em terras paulistas apenas em janeiro. Porém, de acordo com o meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo, o mesmo não deve ocorrer nos meses seguintes. “Em janeiro devemos ter combinação bastante favorável, principalmente para o Sudeste. A região do Cantareira e suas nascentes, que abastecem o sistema, está dentro da faixa de chuva acima do normal”, destacou ontem, durante coletiva de imprensa. O volume armazenado no Cantareira era de apenas 7,6% ontem, segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Fevereiro começará com chuva, mas a situação não permanecerá por muito tempo. “Por volta do dia 10, no máximo no fim da primeira quinzena, a chuva deve parar antes do normal, uma má notícia para os reservatórios”, disse Nascimento.

As águas de março não marcarão presença. “A chuva não volta, como acontecia nos anos anteriores”, declarou, completando: “2015 não deve ser o ano com normalização de precipitações no Sudeste. Esperamos que se normalize em 2016.”

Com relação à temperatura, o primeiro mês do ano não será marcado por calor intenso. “Teremos mais umidade, mais chuva e temperaturas chegando a níveis inferiores ao último verão, que registrou, por dias consecutivos, 35ºC , 36ºC”, ressaltou.

Já em fevereiro e março, a previsão é de termômetros acima da média. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;