Setecidades Titulo Coluna Memória
Aulas de puericultura. Sífilis, um mal social. Conceitos de outrora

Uma campanha pelo parto em maternidade. O exame médico antes do casamento. Quais são as fontes de gordura e da vitamina D?

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/02/2022 | 05:45
Compartilhar notícia


Estes eram alguns dos assuntos transmitidos às mulheres décadas atrás, segundo o álbum organizado em 1958 por Marly Aparecida Gazzi Setti, que tem nos acompanhado e produzido esta série sobre os anos 50 revividos.

A LBA (Legião Brasileira de Assistência) mantinha um curso sobre puericultura, onde repassava às jovens de então noções do tipo o banho do bebê: ao recém-nascido só devia ser dado o primeiro banho após a cicatrização do umbigo.

Dos registros mantidos por dona Marly, extraímos as seguintes regras:
Puericultura é a arte de criar bebês sadios.
O parto em maternidade é uma garantia para a mãe e seu filho.
O exame médico é a base para um casamento feliz.
Todos os noivos devem fazer um exame de sangue antes do casamento.
A sífilis é um mal social. Ela não escolhe sexo, raça ou nacionalidade.

Estamos em 1958. O que aconteceu nos anos e décadas seguintes?

ANOS DOURADOS. A mulher era preparada para o casamento e convidada a participar de cursos preparatórios. As revistas coloridas, com casais feliz, eram a inspiração maior de uma era em que veículos como a televisão apenas engatinhavam no Brasil...  Crédito da foto - Acervo: Marly Aparecida Gazzi Setti; reproduções: Paulo Cesar Teixeira Nunes

O Carnaval da Memória começa hoje
Texto: Milton Parron

Fevereiro, mesmo que a festa caia em março, é considerado o mês do carnaval no Brasil. Este ano, por causa da Covid, nova transferência de datas de alguns eventos carnavalescos e cancelamento de outros, o que não é nenhuma novidade.

No passado já tivemos transferência de datas do Carnaval por motivos diversos, entre eles a morte do Barão do Rio Branco em 1912, e os foliões, não respeitando a determinação, comemoraram a festa duplamente, isto é, na data original marcada na folhinha e também na data determinada pelo governo.

Já em 1919, por causa da gripe espanhola, o governo pretendia adiar, mas ficou na pretensão porque os foliões mandaram o recado com a devida antecedência.

Em 1892, um ministro maluco da República recém-proclamada, queria transferir o Carnaval para junho considerando ser um mês mais saudável. Nem conseguiu e ainda por cima virou tema de deboche em marchinhas improvisadas.

Pouco importa se teremos comemorações este ano, porém, o programa “Memória” se manterá fiel às datas e tradições. Três programas sobre Carnaval serão apresentados a partir deste final de semana, e o primeiro reapresentará programas que foram ao ar em 1946, Tupi do Rio de Janeiro, 1950, Rádio Bandeirantes, 1957, Rádio e TV Record, todos com os lançamentos musicais de Carnaval dos respectivos anos. E, também, entrevistas com Oswaldo Sargentelli, Manoel Ferreira e Ruth Amaral, figuras emblemáticas da história do Carnaval brasileiro.

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Sábado, 12 de fevereiro de 1972 – Ano 14, edição 1765

CULTURA & LAZER – A Fundação de Artes de São Caetano poderá ter dentro de pouco tempo um curso especifico de teatro e outro de música. Por enquanto é uma escola livre que ensina conceitos de música, teatro e artes plásticas para crianças e adultos.
Reportagem: Wilma Ary.

BOCHA – Clube Bochófilo de São Bernardo levantou torneio promovido pelo General Motors EC.


EM 12 DE FEVEREIRO DE...

1902 – Eleições em todo o Estado de São Paulo para preenchimento de vagas na Assembleia. São computados 131 votos na região.

1917 – José Laurito assume a presidência do Ribeirão Pires FC.

1922 – Em disputa de uma medalha de prata maciça cunhada em Paris, o Corinthians de Santo André, campeão da Federação Paulista de Desportos, enfrente a AA Antarctica Paulista, em campo da Rua da Mooca, em São Paulo.

1987 – A Rádio Grande ABC FM, do Grupo Diário do Grande ABC, eleito pelo quarto ano consecutivo a melhor emissora do Estado pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).


SANTOS DO DIA
Antonio de Constantinopla
Etevaldo
Eulália
Julião Hospitaleiro


MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Hoje é o aniversário de Rurópolis, no Pará; e Taió, em Santa Catarina.

Falecimentos 

Santo André

Jonas Raimundo de Souza, 92. Natural de Simplício Mendes (Piauí). Residia no Jardim das Monções, em Santo André. Dia 6. Memorial Jardim Santo André.

São Bernardo

Diamantina de Souza Garbi, 92. Natural de Presidente Prudente (São Paulo). Residia no bairro Independência, em São Bernardo. Dia 5. Cemitério da Paulicéia.

Urbano Galutti, 92. Natural de Ibitinga (São Paulo). Residia no bairro Assunção, em Santo André. Dia 5. Jardim da Colina.

São Caetano

Álvaro Maria Mosca, 64. Natural de São Caetano. Residia no bairro Santa Maria, em São Caetano. Dia 7, velado em São Caetano. Cemitério Sagrado Coração de Jesus, Camilópolis, em Santo André.

Diadema

Jenny Alves Leonardo, 89. Natural de Cruzeiro (São Paulo). Residia no Jardim Miriam, em São Paulo, Capital. Dia 3. Cemitério Municipal de Diadema.

Maria Adami Ferreira, 88. Natural de Tanabi (São Paulo). Residia no bairro Piraporinha, em Diadema. Dia 5. Cemitério Municipal de Diadema.

Sebastiana Adão da Silva, 87. Natural de Itapira (São Paulo). Residia no Centro de Diadema. Dia 7. Cemitério Municipal de Diadema.

Mauá

Sérgio Roberto da Silva, 72. Natural de Ribeirão Pires. Residia no bairro Santana, em Ribeirão Pires. Dia 1º, em Ribeirão Pires. Vale dos Pinheirais.

Ribeirão Pires

Ulcemer Paula Moura, 70. Natural de Castelo (Espírito Santo). Residia na Vila Rica, em Ribeirão Pires. Dia 6. Cemitério São José.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;