Cultura & Lazer Titulo
Museu de São Caetano tem mostra sobre Nossa Senhora
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
20/10/2002 | 17:40
Compartilhar notícia


A exposição Devotos de Nossa Senhora, em cartaz no Museu Histórico Municipal, em São Caetano, revela por meio de imagens, “santinhos”, souvenires e fotografias vários dos títulos utilizados para designar Nossa Senhora – a Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo. A mostra pode ser visitada até 30 de novembro, com entrada franca.

As 35 imagens, realizadas em materiais como madeira e resina italiana, simbolizam desde “Nossas Senhoras” bastante conhecidas (de Fátima, de Lourdes, das Graças, entre outras), até outras menos populares (por exemplo, Desatadora dos Nós e da Divina Providência). Nos “santinhos”, também 35 peças, figuram outras tantas “Nossas Senhoras”, como a das Cabeças e a das Angústias.

Os souvenires (pratos e chaveiros, entre outros) e as fotos, dos anos 50 até a atualidade, são dedicados a Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. As fotos mostram famílias de São Caetano em visita à cidade de Aparecida (SP).

Duas gravuras – uma simbolizando Nossa Senhora Aparecida e outra, Nossa Senhora do Bom Parto – e depoimentos transcritos de pessoas que afirmam ter sido curadas por meio de milagres realizados por Nossa Senhora Aparecida complementam Devotos de Nossa Senhora.

Humberto Pastore, diretor do Museu e idealizador da mostra, afirmou que das 11 igrejas católicas da cidade, quatro recebem o nome de Nossa Senhora (Aparecida, das Dores, da Candelária e da Prosperidade).

Devotos de Nossa Senhora – No Museu Histórico Municipal – r. Maximiliano Lorenzini, 122, S.Caetano. Tel.: 4229-1988. De segunda a sábado, das 9h às 17h. Entrada franca. Até 30 de novembro,




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;