Setecidades Titulo Novo equipamento
São Caetano apresenta tomógrafo para pacientes com Covid-19

Estrutura está montada anexa ao Centro Hospitalar Municipal e será exclusiva para tratamento da doença

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
16/04/2020 | 18:37
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 O prefeito de São Caetano José Auricchio Júnior (PSDB), acompanhado pela secretária municipal de Saúde Regina Maura e pelo diretor técnico do complexo hospitalar municipal Ricardo Carajekeascow, apresentaram na tarde desta quinta-feira um novo equipamento para o combate à Covid-19. Trata-se de um tomógrafo exclusivo para pacientes com novo coronavírus e está instalado. anexo ao Centro Hospitalar Municipal.

O equipamento, fruto de parceria municipal com a FIDI (Fundação Instituto de Pesquisa em Diagnóstico por Imagem), tem custo de R$ 365 mil por mês à Prefeitura. Além da estrutura física, estão no pacote oito técnicos em radiologia, central de laudos e equipe de limpeza. O uso do tomógrafo deve ter início neste sábado e a capacidade é de aproximadamente 40 exames diários. O funcionamento será 24 horas por dia, de domingo a domingo.

"A propositura deste equipamento é ser um apoio, porque um dos mais importantes diagnósticos do paciente da Covid-19 é o comprometimento pulmonar. Estamos trabalhando para estruturar serviços e suportar a demanda, o que traz sobrecarga ao sistema", destacou o prefeito. "Muitas vezes os exames que são colhidos das cavidades nasal e oral vem negativos, porém a tomografia pode dar o resultado muito antes, o que é fundamental para o diagnóstico dos casos, especialmente os mais graves", emendou a secretária.

Segundo o doutor Ricardo, o novo coronavírus afeta também outros órgãos e com este equipamento é possível fazer tomografia deles para saber o que pode ter sido afetado pelo vírus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;