Memória Titulo MEMÓRIA
As indústrias se vão. Ficam as histórias...
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


“Lá se vão as indústrias, permanecem os seus funcionários. Caso da Philips, de Capuava, que já se chamou Philips Components Vidros. Casos da Ibrape e da Constanta, do mesmo grupo, cada qual seguindo sua trajetória multinacional em outros recantos e deixando uma história aqui no Grande ABC que carece do registro da Memória.”

Memória, 2-9-2004.


O encontro por anos no trabalho. Agora, o reencontro na saudade. Felizmente tem sido comum a confraternização dos funcionários das nossas indústrias, mesmo das que já fecharam suas portas neste Grande ABC eternamente em busca da identidade. Um exemplo: os que trabalharam nas unidades do grupo Philips, em Mauá.

Semana passada foi a 18ª confraternização. E nós, da Memória, participamos da sexta, realizada no clube da empresa, que ainda existia, no Vale do Tamanduateí, sempre estimulados pelo amigo Joaquim dos Santos.

Joaquim, você lembra quando se deu o sexto encontro? Pois é, foi em 2004. Mais de 120 pessoas presentes durante todo o dia. O tempo passa. Ficam os registros, como as fotos tiradas na ocasião pelo repórter-fotográfico André Henriques, do Diário, e cujos negativos são carinhosamente guardados pelo Banco de Dados do jornal.

Em 2004 tivemos oportunidade de conhecer tanta gente boa: “Estes reencontros têm sido dias inesquecíveis na minha vida”, dizia Lafaiete José Fonseca.

Adão Aparecido Garofalo vibrava: havia localizado em Jarinú o funcionário nº 1 da Ibrap, José Trovalin. Era a Ibrap, do Grupo Philips, inaugurada oficialmente em 10-5-1966. Produzia telas para as TVs em preto e branco da época. Alterara a razão social para LG Philips. Continuava no ramo. Adequava-se à modernidade. Hoje...

E fomos ouvindo aquela gente feliz, 12 anos atrás: Victor Manoel Souza Rodrigues e Paulo Avanzi, admitidos em 1955 na Philips de Capuava, assistiram à inauguração da unidade, em setembro de 1955. Ambos com carreira na empresa. Foram enviados ao Exterior. Participaram de projetos de novas unidades Philips.

Sr. Victor nos repassou fotos bem bonitas, que Memória publicou.

José Marques Salvi mantinha uma foto da inauguração da Ibrap.

Sebastião Devanir Cardoso (o Paraná) identificou-se numa foto como o ponta-esquerda do time da fábrica.

Pedro Venturini, 19,5 anos de Ibrap, apresentou-se como o compadre do fotógrafo Beltran Asêncio, nosso parceiro eterno da Memória em São Bernardo.

E os reencontros continuaram. Foto coletiva, gente! Foto em que todos se irmanam. Fotos que enviam um recado para o futuro e que registram o que foi este Grande ABC de todos nós.


Diário há 30 anos

Quinta-feira, 28 de agosto de 1986 – ano 29, edição 6223

Manchete – Sunab terá mais 7.800 funcionários

Economia – Com problemas, Plano Cruzado faz seis anos. Reportagem: Elianete Simões.

Santo André e Mauá – Municípios voltam a receber os repasses relativos ao ICM gerado pela Petroquímica União: 67% para Mauá, 33% para Santo André. O repasse havia sido suspenso pelo Tribunal de Justiça do Estado.

Informática (Ivone Santana) – Telefone com imagem já em implantação.
Esportes – Começa a maior festa do Interior: 6.000 atletas de 121 cidades são esperados em Rio Claro para as disputas dos 51º Jogos Abertos.


Em 28 de agosto de...

1916 – A guerra. Do noticiário do Estadão: declaração de guerra da Itália à Alemanha.

1941 – Vai ao ar o primeiro <CF160>Repórter Esso, noticioso da Rádio Nacional, do Rio de Janeiro.

1966 – Inaugurada a primeira etapa da Cidade Tecnológica Mauá, na Estrada das Lágrimas, em São Caetano.


Municípios Paulistas

Aniversariam hoje: Itararé e Tupi Paulista.

Itararé. Elevado a município em 28-8-1893, quando se separa de Itapeva. O nome, do tupi, significa pedra chata ou laje: (ita = pedra; peba = chata).

Tupi Paulista. Sem o ‘Paulista’ no nome foi fundado em 28-8-1941. Torna-se município em 1948 ao se separar de Lucélia. Recebeu o ‘Paulista’ no nome em 1953.

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários no dia 28 de agosto: Araguari (Minas Gerais), Augusto Severo (Rio Grande do Norte), Belém (Alagoas), Capela (Sergipe), Guaramirim (Santa Catarina), Itabaiana (Sergipe), Lagoa da Canoa (Alagoas), Moju (Pará), Palmácia (Ceará), Rio de Contas (Bahia) e Ruy Barbosa (Bahia).


News Seller há 50 anos

Domingo, 28 de agosto de 1966 – ano 29, edição 434
Manchete – Resolvido: IAPI vende propriedades na Vila Guiomar, em Santo André, sem a anunciada correção monetária.


Santos do Dia

Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja (Tagaste, hoje Argélia, 354 – Hipona, Argélia, 430). Definido como o mais profundo e importante filósofo e teólogo do seu tempo, o pai do existencialismo cristão. Escreveu, entre outros, os livros Confissões e Cidade de Deus.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
João III; Viviano

Hoje

Dia das Vocações Leigas
Dia dos Catequistas
Dia das Obras Pontifícias

Dia do Avicultor e da Avicultura
Dia Nacional dos Bancários
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;